Minhas primeiras palavras, não são propriamente minhas, são experiências vividas por todos os que sentem a responsabilidade de conduzir e registrar a História da nossa região. Cabe a cada geração, consciente, a tarefa árdua de ser digna na hora que passa para cercar de possibilidades autênticas o dia de amanhã, sem esquecer a lição dos que vieram abrindo caminhos, e semeando boas sementes, antes que nós, quando aqui tudo era selva.

                “Um povo sem tradição, é um povo que traz a morte dentro da sua alma.” Tudo isto está aqui presente, porque de ano para ano, somos solicitados a vivenciar um merecimento comunitário à tradicional festa em honra ao padroeiro do município de Bento Gonçalves.

                Há mais de cento e quarenta anos, o que era um refúgio seguro de selvagens, passou a ser herança conquistada palmo a palmo pela coragem de uma leva de imigrantes que derrubando a mata, angicos e pinheiros, transformaram este chão em promissoras roças; começava então o primeiro capítulo de uma Nova Geração, plantando milho, trigo e videiras.

                Aos poucos, os pioneiros seguiram-se outros… muitos outros. A floresta ficou subitamente traçada de trilhas. O machado rompia a solidão dos bosques e, junto aos ranchos erguidos às pressas, viam-se as sementes bendizendo o suor de cada dia.

                Tudo era promessa nos primeiros tempos de NOSSA HISTÓRIA. E hoje, lembramos a memória daqueles que souberam, em meio às dificuldades e privações, alicerçaram com orgulho o que agora sentimos de sermos herdeiros desta terra. Eles souberam, em poucos anos, tudo vencer…

                O solo árduo e dificultoso tornou-se como num passo de mágica, em tapete bordado de plantações. As videiras foram capazes de tornar visível este milagre de fortuna.

                Eles souberam vencer, por isso, não esperaram pelo amparo financeiro do poder público, iniciaram as pequenas indústrias de hoje.

                Souberam vencer, porque consigo trouxeram um verdadeiro e firme sentimento religioso; conservando em seus corações, transmitiram a fé aos seus descendentes. Por isso, “O Testemunho das gerações anteriores ainda está vivo aos nossos olhos, nas comunidades capelas, nos oratórios e igrejas que construíram com muito sacrifício.”

                E…, de semana em semana, de festa em festa, continuamos esta crença, esta união, esta alegria de um povo que se reúne e busca uma resposta aos anseios de um povo que caminha…

                Nos últimos anos, a nossa festa está recebendo uma contribuição sempre mais amparada pelo que foi realizado na caminhada do povo movido pela fé e pela oração.

                “A ÚNICA SABEDORIA QUE PODEMOS ADQUIRIR, É A SABEDORIA DA HUMILDADE… E A HUMILDADE É INFINITA…” – T.S.ELIOT

                PARABÉNS A TODOS OS QUE TÊM FÉ, E TAMBÉM AQUELES QUE PROCURAM VALORIZAR A NOSSA HISTÓRIA…