Quando se é criança brincar torna-se o seu trabalho, e essa brincadeira faz parte de sua formação como ser humano. No início a criança usa da brincadeira para descobrir o mundo, suas formas, seus sabores.

Com o passar do tempo a brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia, a criança brinca imitando aquilo que mostra ser atrativo a ela. Inicialmente a brincadeira é um ato individual, descompromissado, até mesmo egoísta, onde ela busca instintivamente o seu desenvolvimento pessoal.

Mas com o seu desenvolvimento a criança passa ter outras expectativas do mundo, e passa assim a ser um ser social, ela interage com o mundo que a rodeia, e as suas brincadeiras passam a ser expressões desse mundo, imitação de seus ídolos, desmontar para simplesmente tentar arrumar as coisas.

A criança cresce e à ela são dadas novas “responsabilidades”, acordar, cedo, ir a escola, fazer as tarefas, mas brincar continua a ser o seu momento favorito, e continua a aprender nesses momentos, e hoje a importância dos momentos de jogos e brincadeira é reconhecido por profissionais da educação, psicólogos e outros profissionais que lidam com a formação humana, de tal forma que hoje diferentes profissionais estudam e usam dos jogos e brincadeiras para “lidar”, ensina as crianças.

Este aprendizado que chamamos de aprendizagem lúdica, cada vez mais usada e explorada nas escolas. Mas indiferente da ajuda e importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o principal fato é que, brincar é com certeza o melhor que se tem a fazer quando se é criança.