O bicho come!!

Qual alternativa você escolhe?

stamos atravessando uma crise semelhante à da década de 80. Para os mais novos, a década de 80 foi a chamada “década perdida” pois quase todos os países da América Latina, inclusive o Brasil, enfrentaram enormes problemas econômicos, com retração do PIB. Ou seja, diminuição da economia em vez de crescimento.

Sem crescimento, um país muito dificilmente melhora o padrão de vida de sua população. Não há incentivos à geração de empregos e renda, não há investimentos suficientes e há insatisfação generalizada de todos. O tão almejado desenvolvimento ( que é a melhoria do qualidade de vida de todo o povo ) fica mais distante. Quase impossível.

Aqui, nesta coluna, além de expressar minha opinião sobre economia e negócios, procuro antecipar movimentos da economia em geral e contribuir com todos, trabalhadores e empresários, a crescerem e construírem melhores dias para suas vidas e empresas. Tenho acertado a grande maioria das previsões, inclusive já prevendo um PIB negativo para o Brasil ainda no final do ano passado neste espaço ( o que, somente agora, está sendo apresentado por renomados economistas, pelo IBGE, instituições estrangeiras e governo ).

Com um PIB negativo neste ano de 2015 de -2%, não havendo retração no ano que vem, mas nem crescimento e, a partir daí, com níveis de crescimento que acredito serem possíveis, projeto a volta ao estágio atual só em 2018, como já externei nesta coluna.
Contudo, o que se vê é que, se as coisas não melhorarem significativamente, o crescimento de 2015 até 2020 será muito pequeno, quase zero em média ( 0,58% ). Isto é muito pouco.

O crescimento desta década, com a economia comportando-se conforme esta projeção, seria de 1,19% ao ano, na média, já considerando o começo da década quando se conseguiu crescer a taxas de quase 4%. Mesmo assim, um crescimento ao redor de 1% ao ano não é suficiente para os anseios do povo brasileiro e do potencial deste país. Nossa realidade atual é bem diferente da década de 80. O povo brasileiro não aceita mais tantos impostos e tão baixo nível de retribuição dos governos. Panelaços já são ouvidos e até pedidos de impeachment. Governos estaduais falidos e municipais com escassos recursos. Não se aceita mais tanta corrupção. Portanto, nota-se que seria quase uma década perdida novamente.

Bem, você já se definiu diante do dilema apresentado no título desta crônica? Que opção você escolheu?

Eu escolho correr.

Só trabalhar mais, atender melhor os clientes, inovar, exigir mais dos governantes, procurar mercados globais, ser uma empresa global ( já que nosso país é muito instável ), especializar-se mais na medida do possível, aprender a votar melhor e torcer para que se tenha líderes políticos capazes de liderar uma nação inteira para frente, porém dependendo menos dos governos, é a única saída.

Portanto, se não começou a correr, comece já. Inove, busque alternativas, levante da cadeira e vá à luta. Se já faz isto, faça mais. Este país precisa de você, de mim e de todos nós. Só assim este país será o país do presente e do futuro. Você pode e você consegue.

Pense nisso e sucesso.