Fazer um acompanhamento do crescimento dos filhotes é uma prática que deve ser desenvolvida para saber o que esperar do seu pequeno amigo quando ele for adulto. Cada etapa inclui marcos como a abertura dos ouvidos e dos olhos, aprender a andar e começar a comer alimentos sólidos.

Quando os filhotes abrem os olhos?

Os olhos vão se abrir durante a segunda semana de vida. Essa é uma das primeiras etapas de desenvolvimento pelas quais ele passará.

Quando eles começam a andar?

A terceira semana é determinante para o crescimento do filhote, já que ele começará a experimentar a força das suas patinhas. A maioria dos filhotes ficará de pé e dará os seus primeiros passos trêmulos no final da terceira semana de vida.

Quando os filhotes começam a latir?

Os filhotes recém-nascidos emitem pequenos guinchos quando sentem frio, mas em sua maior parte são silenciosos. Os sons típicos do cachorro começam a aparecer durante a segunda ou terceira semana.
Os latidos característicos geralmente se estabelecem na oitava semana de idade, e quase todos os filhotes poderão latir normalmente entre as semanas 10 e 12.

Quando os filhotes param de morder?

Os filhotes mordem como parte de suas brincadeiras e também porque morder alivia o incômodo da dentição. Com a ajuda adequada, a maioria dos filhotes aprende a não morder o suficiente para machucar e deixa de fazê-lo no sexto mês, aproximadamente.

Cachorros filhotes na socialização

A socialização é o processo pelo qual todos os cachorros devem passar para ajudá-los a viver com conforto no nosso mundo. Trata-se de aprender a não ter medo das novas experiências e dar as boas-vindas aos seres humanos como amigos.

Janela para socialização

Essa etapa se encerra por volta dos três meses, e esse é o momento em que o filhote vai aceitar e vai se adaptar com mais facilidade às novas experiências. Essa é a etapa em que é necessário levá-lo a vários lugares e ter certeza de que ele convive com a maior quantidade possível de pessoas.

O período de medo do cachorro adolescente

É entre seis e 12 meses no qual os cachorros jovens que foram socializados com sucesso como filhotes podem voltar a sentir medo. Podem, inclusive, chegar a precisar que o seu programa de socialização seja atualizado.

Quando o cachorro se torna adulto?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Porém, há três aspectos a respeito do crescimento do filhote que devem acontecer em conjunto:

Maturidade física.
Maturidade sexual.
Maturidade mental.

O filhote precisa atingir os três aspectos da maturidade antes de ser um “adulto”. Para complicar um pouco as coisas, esses processos não ocorrem no mesmo ritmo, e o ponto em que os três atingem a plenitude varia de uma raça para outra.

Fonte: meusanimais.com.br