E lá veio ele com seus grilos, desta vez abanando pras minhas minhocas:

-Vó, a gente era macaco no tempo dos dinossauros?

Aprendi com certa categoria profissional que devolver a pergunta é a melhor resposta, especialmente quando não se tem uma:

-O que é que você acha?

-Eu acho que não, mas o Rafa diz que sim.

E foi encerrada a questão. Por enquanto.

Agora estou me preparando para novo ataque, que pode acontecer a qualquer momento, pois questões como essa grudam na cabeça e ficam martelando… Por isso preciso costurar uma narrativa que não o deixe aflito, nem triste, nem desesperançado. Não gostaria de vê-lo passar por angústias existenciais antes do tempo.

Penso na história da Gênesis… Mas, de saída, já esbarro numa interrogação: por que o Criador não fez logo dois bonecos de barro? Por que tirar uma costela do homem já pronto pra esculpir a mulher?  Melhor passar para outra teoria antes de entrar em rota de colisão…

E se formos descendentes de extraterrestres que atravessaram portais e fizeram a conexão dos mundos? Eu mesma, “quando era criança pequena lá em Barbacena”, vi uma coisa redondinha pendurada no céu, parecendo uma lua cheia em pleno dia… Já meu pai, “astrônomo” por natureza, ficou baratinado ao topar com um objeto oval que estacionou no alto, em direção à nossa casa, e que depois, num zás, se escondeu atrás dos montes, ao sul… E olha que ele nem acreditava que o homem tinha pisado na Lua…

Apelo ao Darwin e sua teoria da Seleção Natural como base da evolução. Mas, caramba, como descrever nossos ancestrais? Foram moléculas, sementes ou ovos que se transmutaram através dos milênios até se tornarem gente?

Big Bang à vista! Há 13 bilhões de anos atrás, o universo era muito mais denso e quente e, de repente, aconteceu um “boom”, gerando uma partícula conhecida como ‘a partícula-Deus’ e… Muito complexo pra cabecinha do meu menino. Pra minha também.

Melhor ficar só com os macacos. Vou ser bem prática:

“Olha só, Benício, se “a gente era macaco”, por que uma parte deles desceu das árvores e começou a construir coisas, enquanto outra parte permaneceu lá em cima, usando as mãos só para pular de galho em galho, catar parasitas uns dos outros e cheirar o bumbum? Na verdade, ainda é um enigma… Só Deus sabe…”.

Opa! Por favor, não me pergunte como é Deus…