Sim, eu fiquei em casa assistindo pela televisão a imensa, a gigantesca, a inacreditável farsa que se chamou de “impeachment” contra a presidente da república, Dilma Rousseff. Desde o primeiro momento, logo após as eleições presidenciais, as “forças estranhas” que fazem acontecer, que são aqueles a quem denominei de “donos do Brasil”, passaram a agir com todas as artimanhas e ações sub-reptícias que lhes são peculiares. A situação econômica em que Dilma Rousseff jogou o País quando abriu mão de bilhões, várias dezenas de bilhões de reais, desonerando setores empresariais e econômicos, isentou e reduziu impostos foi o mote para que essa gente iniciasse o processo de destituí-la, mesmo que legalmente eleita. As afirmações de que havia “aparelhamento do governo” são pífias, ridículas, no mínimo, já que todos, literalmente todos os governos municipais, estaduais e federal nomeiam seus correligionários para exercer as funções de cargos de confiança. É, historicamente, do sistema. Pretender que fhc nomeasse petistas para cargos em seu governo é achar que Lula e Dilma fariam o mesmo com tucanos. Os governos são obrigados a coligar-se com outros partidos para poderem governar. Todos os prefeitos de Bento o fizeram. E por que isso ocorre? Porque a legislação absurda que temos possibilita a criação de partidos políticos moda diabo. Hoje temos 36 agremiações. Ninguém governa sem apoio parlamentar.

Nenhum prefeito, nenhum governador, nenhum presidente. A ditadura parlamentar introduzida pela Constituição de 1988 derrubou Collor – inocentado das acusações pelo STF – por falta de maioria no Congresso Nacional e derrubou (não havia terminado este artigo, mas, certamente, ela foi destituída) Dilma. A partir de agora está aberto o precedente. Nenhum governo será concluído se não tiver maioria no parlamento. O PT errou brutalmente ao se aliar ao PP e PMDB no início? Sim, mas não havia outra alternativa para poder governar. PP e PMDB são partidos historicamente recheados de corruptos e estavam anteriormente unidos umbilicalmente ao PSDB de fhc. Até então o PT proclamava sua idoneidade, ser um partido honesto. Mas, diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és. O Brasil está sendo roubado a dezenas, quiçá centenas, de anos. Membros do PT, vendo a facilidade com que se roubava impunemente, tornaram-se aliados em todos os sentidos. Agora, usando artifícios, se destitui uma presidente. Não por corrupção ou por provas de má conduta, mas por ter perdido a maioria da base aliada.

Então, ou o governante terá a maioria no parlamento aliada ou poderá ser deposto por incompetência, que é o caso de Dilma. Se for por corrupção, sobrariam poucos políticos, governantes ou parlamentares, do Oiapoque ao Chuí. Assisti tudo e ouvi todos. Essa foi a minha conclusão. A sua, prezado leitor, poderá ser diferente, sem problemas. Essa é a essência da democracia.