O Brasil mostra ao mundo que sabe produzir uvas de qualidade e vinhos finos em condições de apetecer ao exigente consumidor. Com mais de um século de tradição, produtores, que herdaram de seus antepassados italianos o gosto pelo cultivo da videira, construíram a fama de algumas localidades. A Serra Gaúcha soube erguer estrutura capaz de elaborar vinhos em larga escala e abastecer o mercado nacional.

O país vem desenvolvendo capacidade para a produção de vinhos finos e, em especial , de espumantes, sendo considerado hoje uma das três melhores regiões mundiais para a produção de uvas destinadas à elaboração deste tipo de bebida. Com o empenho da pesquisa e a agregação de tecnologias, os vinhos também começaram a migrar para novos cenários. No Rio Grande do Sul, a uva dá um novo colorido à paisagem da Campanha, onde constitui agradável novidade. No Nordeste, o Vale do Rio São Francisco entra com força no mercado doméstico e mesmo na exportação, com vinhos diferenciados. Outros estados apostam na produção de uvas para consumo “in natura”.

O Brasil descobriu as vantagens que a diferenciação geográfica pode representar para a qualidade dos Vinhos, apostando em certificações de origem e agregar valor no seu produto, investindo em atrações turísticas. É um país que sabe lidar com os vinhedos, domina a melhor técnica e se esforça para aumentar o consumo por capita nacional. Há muitas e boas razões para querer degustar o vinho brasileiro. Afinal, é um produto cuja fama já ultrapassou nossas fronteiras. Utilizando castas nobres e contando com o que há de mais moderno em tecnologia, as cantinas Vinícolas sediadas na Serra Gaúcha, devem melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos com a implementação das Denominações de Origem Controlada, consequência de anos de estudo na região. Um dos mais importantes municípios da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, acolhe algumas das mais conceituadas Vinícolas do país. Uma atração imperdível no roteiro enogastronômico de Bento Gonçalves são as visitas às cantinas Vinícolas.

Quem quiser conhecer as escolas onde são formados os profissionais de Enologia que trabalham na região deve visitar a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que se destaca pela pesquisa de ponta na área (uva e vinho) e a Escola Federal Presidente Juscelino Kubitschek, que desde 22 de outubro de 1959 vem formando técnicos em Viticultura e Enologia e desde 1995 está instalado o primeiro curso em Técnicos em Viticultura e Enologia no país. Hoje, cursos Superiores como “INSTITUTO FEDERAL”.

Dos municípios situados fora da Serra Gaúcha, Santana do Livramento é a região que oferece as melhores condições climáticas para a produção de uvas europeia e vinhos de qualidade. Além de Santana do Livramento, Erechim, no Noroeste do Estado; Taquari, no Sudoeste; São Jerônimo, no Centro Leste; Dom Pedrito, Pinheiro Machado e Bagé, no extremo sul, são municípios que representam o que há de melhor na produção Vinícola fora da Serra Gaúcha.

Em 1978, no Vale do São Francisco, com cuidados especiais e acompanhamento minucioso, desde o preparo do solo até a colheita, foi iniciado por pequenos produtores, o plantio de uvas de mesa. Aos poucos várias vinícolas de porte apostaram no potencial do Vale do São Francisco.

Fonte: Vinhos, Castas, regiões produtoras e serviços – Ed. SENAC NACIONAL