Carlos Dreher Neto, o grande capitão da indústria vinícola gaúcha, expôs ante a comissão da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa a sua opinião sobre este importante setor econômico do estado do Rio Grande do Sul. Tendo a sua experiência de 40 anos, o conhecido industrial falou, se pronunciando por várias horas num depoimento que foi para os registros de publicações do Palácio Farroupilha como um dos mais importantes DOCUMENTOS para os Deputados que sempre se preocuparam com a nossa economia.

Poucos dias depois o Rio Grande do Sul era enlutado pela morte, em Bento Gonçalves, desse líder da Vitivinicultura. Foi precisamente na Assembleia Legislativa que Carlos Dreher Neto levantou a Voz em favor de inúmeras famílias que viviam do cultivo da uva e do vinho. O depoimento foi gravado e oito dias após a morte do industrialista, a Comissão da Vitivinicultura reuniu-se em Bento Gonçalves para entregar, através do filho Carlos Reno Dreher, a gravação para a família e ao povo de Bento Gonçalves. A Revista Parlamento divulgou trechos do depoimento Histórico com dados extraídos da reunião realizada no dia 7 de junho de 1967 e que durou exatamente quatro horas. Pelo texto pode-se constatar a extrema preocupação de Carlos Dreher Neto para o setor que liderava e no qual era o mais experiente industrial no comando de uma das mais tradicionais Adegas do Brasil: DREHER S.A., pioneira em exportação de vinhos para os Estados Unidos.

“Temos pela frente um fantasma, que é ALALC. Dentro de poucos anos nós não teremos mais tarifas aduaneiras na importação do vinho e não teremos a reciprocidade deste intercâmbio, porque não podemos mandar o vinho para a Argentina, nem para o Uruguai ou Chile, ao passo que eles podem mandar para o Brasil.” – Assim era levantado o grande obstáculo que o nosso Vinho tem pela frente: a CONCORRÊNCIA. – Dreher informou que a Argentina produz 15 vezes mais vinho do que o Brasil, ”e já imagino o que nos acontecerá se eles resolverem vender o vinho para o Brasil, por qualquer preço…” Para superar a dificuldade existe uma só saída: Conseguirmos de uma maneira ou outra, a qualidade do cultivo da uva e um tratamento especial dos nossos parreirais.” No entender do industrial este é o ponto principal, já que, se a indústria recebe uva de boa qualidade a classe do Vinho melhora sensivelmente.

“Eu sou um entusiasta da Vinicultura. São 42 anos de luta na Valorização do Vinho. E isso é a minha segunda família.” Estas as derradeiras palavras de Carlos Dreher Neto no último pronunciamento oficial que fez aos Poderes Públicos em sua incessante luta pela melhoria da Vitivinicultura…

E hoje… Parabéns a todos aqueles que se preocupam em valorizar e melhorar os produtos e a qualidade do vinho… Parabéns a todos aqueles que acreditaram em novos empreendimentos… Parabéns a todos aqueles que colaboraram com a construção da nossa HISTÓRIA.

Parabéns a todos Nós que moramos num Município tão próspero, com pessoas que trabalham e que acreditam no seu TRABALHO.