O Brasil mostra ao mundo que sabe produzir uvas de qualidade e Vinhos Finos em condições de apetecer ao mais exigente consumidor. Com mais de um século de tradição, produtores, que herdaram de seus antepassados italianos o gosto pelo cultivo da videira, construíram a fama de algumas localidades. A Serra Gaúcha soube erguer estrutura capaz de elaborar vinhos em larga escala e abastecer o mercado nacional e parte internacional.

O país vem desenvolvendo excepcional capacidade para a produção de vinhos finos e, em especial, de espumantes, sendo considerada hoje uma das três melhores regiões mundiais para a produção de uvas destinadas à elaboração deste tipo de bebida. Com o empenho da pesquisa e a agregação de tecnologias, os vinhedos também começaram a migrar para novos cenários. No Rio Grande do Sul, a uva dá um novo colorido à paisagem da Campanha, onde constitui agradável novidade. No Nordeste, o Vale do São Francisco entra com força total no mercado doméstico e mesmo na exportação, com os vinhos diferenciados. Outros estados apostam na produção de uvas para o consumo in natura.

O Brasil descobriu as vantagens que a diferenciação geográfica pode apresentar para a qualidade dos Vinhos, apostando em certificações de origem e conquistando premiações com marcas em importantes concursos internacionais. As regiões vitivinícolas brasileiras, em paralelo, aprendem a agregar valor ao seu produto, investindo em atrações turísticas. É um país que sabe lidar com os Vinhedos, domina a melhor técnica e se esforça para aumentar o consumo per capita nacional. Há muitas e boas razões para querer degustar o vinho brasileiro. Afinal, é um produto cuja fama já ultrapassou as nossas fronteiras. Utilizando castas nobres e contando com o que há de mais moderno em tecnologia, as vinícolas sediadas na Serra Gaúcha devem melhorar cada vez mais a qualidade dos seus produtos com a implantação das Denominações de Origem Controlada, consequência de anos de estudos na região. Um dos mais importantes municípios da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, acolhe algumas das mais conceituadas Vinícolas do país. Uma das atrações imperdíveis no roteiro enogastronômico de Bento Gonçalves são as visitas às Cantinas Vinícolas.
Quem quiser conhecer as escolas onde são formados os profissionais de Enologia que trabalham na região deve visitar a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa UVA E VINHO), que se destaca pela pesquisa de ponta na área, e a Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, que desde 22 de outubro 1959 vem formando técnicos em Viticultura e Enologia (Hoje Instituto Federal) e desde 1995 está instalado o primeiro curso Superior de Técnicos em Viticultura e Enologia no país.