O arquiteto Roberson Da Fré possui um dom ímpar, que vai muito além de planejar e projetar um ambiente. Ele tem como um de seus principais hobbies algo bem diferente de sua profissão: cozinhar. Sua história com as ‘panelas’ iniciou quando ele teve que morar sozinho e, desta forma, aprendeu os seus dotes culinários. “Aos poucos fui aprimorando e me descobrindo na cozinha”, esclarece.

Suas principais inspirações vêm dos programas de culinária – que assiste quase sempre-, e da sua família, principalmente o pai, que reunia amigos para confraternizar. A partir disso, ele começou a se interessar pela cozinha e a aprimorar suas receitas, reunindo amigos para celebrar. “Gosto de testar, inovar, colocar o meu toque especial para cada receita”, pontua. Pelo menos uma vez por mês, nas confraternizações com os amigos, ele é o cozinheiro oficial dos encontros. “Gostamos de nos reunir, conversar e celebrar a nossa amizade. Nosso grupo surgiu entorno das afinidades da comida e assim permanecemos”, salienta.

Risoto de Gorgonzola e figo com crisp de parma

Rende seis porções

Para o risoto:
3 xic. de arroz arbóreo
2,5L de caldo
300g de gorgonzola
1 lata de figos em conserva
150g de parmesão ralado na hora
200g de manteiga sem sal
1 cebola média
1 copo de vinho branco seco
Cortar a cebola em cubos pequenos e refogar em 100g de manteiga. Depois que estiver dourada acrescentar o arroz, refogar mais um pouco e acrescentar o vinho branco. Quando secar, começar a acrescentar o caldo fervendo, mexendo sempre não deixando secar. O tempo de cozimento do risoto é de 15 a 17 min para ficar al dente, assim, quando faltar 5 min.

Quando ficar pronto, acrescentar o gorgonzola e o figo picado em 4 partes, (reservar alguns para decorar) e o parmesão ralado. Quando o risoto estiver pronto, acrescentar o restante da manteiga e mexer para incorporar bem.
Na montagem, sobre o risoto espalhar o crisp de presunto de parma, um figo, um ramo de alecrim, e um fio de azeite de oliva. (Crisp: Para fazer o crisp, basta dispor as fatias de presunto de parma sobre um prato, com papel toalha, e levar ao micro-ondas por 4min, ou até ficar bem seco. Virando na metade do tempo. Depois que esfriar o presunto ficará sequinho e crocante, é só quebrar em pedaços pequenos e servir sobre o risoto).

Caldo:
3l de água
1 cebola média
1 cenoura
1 alho poró
1 peito de frango (opcional)
ramo com temperos frescos (usei, salsinha, louro, tomilho e orégano)
sal e pimenta a gosto

Cozinhar todos os ingredientes por 30 a 40 min, coar e reservar (este caldo pode ser feito em maior quantidade e congelado para quando quiser fazer um risoto e estiver sem tempo, serve para vários outros tipos de risoto).