Outorga foi entregue pela Câmara de Vereadores e prestigiada por amigos, familiares, comunidade, além de lideranças sindicais e empresariais

Uma noite de reconhecimento e emoção. Assim foi a entrega do título de cidadão bento-gonçalvense ao empresário Aldo Cini, que recebeu a honraria na sexta-feira, 24, em sessão solene realizada no Plenário Fernando Ferrari. O projeto, idealizado pelo vereador Anderson Zanella (PP), foi subscrito e aprovado pelos demais vereadores da Câmara Municipal. A esposa Ordália Navarini Cini, os filhos César, Carlos, Cláudio, Marcos e Márcia, demais familiares, amigos, comunidade, e lideranças acompanharam o momento.

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Bento, vereador Idasir dos Santos (MDB), destacou a grata satisfação em fazer parte do momento festivo. “Que belíssima história, seu Aldo. Na ausência do presidente Rafael Pasqualotto, do vice Thiago Fabris, coube a mim ter a honra de presidir os trabalhos desta noite. Parabéns por essa merecida homenagem, tenho certeza que todos do seu vínculo de convivência estão orgulhosos e se espelham no senhor”, destaca.

Familiares, amigos, comunidade e lideranças acompanharam a sessão solene

Para o vereador Anderson Zanella (PP), propositor da homenagem, o Título de Cidadão de Bento Gonçalves é a honraria mais importante que a Casa Legislativa pode conceder àqueles que ajudaram a desbravar o município. “Se Bento hoje é pujante e reconhecida, não só pela nossa uva e pelos belos vinhos, mas no setor moveleiro, é porque alguém iniciou esse trabalho. E o seu Aldo Cini foi o fundador e o primeiro presidente da Movergs, e também foi presidente do Sindimóveis. Além disso, foi a pessoa que levou para uma feira internacional, pela primeira vez, o nome de nossa cidade. Se hoje nós temos esse reconhecimento é graças a quem estamos homenageando”, enaltece.

Ele complementa, afirmando que o momento é de reconhecer o trabalho valoroso feito. “Na vida de liderança, de empreendedor, muitos conseguem se aposentar e seguir sua vida. Mas uma grande liderança que nunca se aposenta, ela se eterniza, é algo que fica nos registros de uma vida toda, principalmente de uma cidade e isso se chama legado. O legado que Cini deixa para todos vai ficar para a eternidade e como inspiração para que possamos seguir nossa trajetória”, enfatiza Zanella.

O prefeito Diogo Siqueira ressaltou que tudo que foi feito ao seu Aldo faz jus a este momento. “Para uma pessoa ser homenageada ela tem que ter um feito muito importante, por isso, provavelmente poucas pessoas serão homenageadas desta forma. Se o Sr. tem os filhos que continuaram o trabalho, é por que foste um grande exemplo. Tenho certeza que muitas outras pessoas vão se inspirar em você. A dona Ordália e os filhos Marcos, Carlos, Márcia, César e Cláudio estão muito orgulhosos”, celebra.

O filho, César Cini, foi o porta voz do homenageado. “Hoje escrevemos mais um capítulo na vida de Aldo Cini, que resulta em um longo livro de muito trabalho e também de muitas conquistas. Uma homenagem que nasce do profundo reconhecimento por parte daqueles que tiveram e têm a oportunidade e a satisfação de conviver com meu pai. Seja no talento e ousadia para empreender, no legado como pai, como avô e bisavô, no amigo leal ou como um eterno apoiador da comunidade, meu pai é um homem que carrega, ao longo de seus 89 anos, um propósito em cada movimento que abraça. Um cidadão que luta pelas causas que acredita”, ressalta o empresário.

Para o filho, o título e as honrarias entregues pelas entidades são resultados da fé no trabalho e da importância da atividade exercida por ele. “Um legado se constrói com o apoio daqueles que amamos e tenho certeza que se estivesse no microfone meu pai daria destaque e agradeceria fortemente a atenção e dedicação de minha mãe, Ordália, principal incentivadora e com quem é casado há mais de 65 anos. E nesta ocasião, preciso destacar a enorme relevância obtida pelas atividades na história da cidade, dividida nas etapas de sua vida, sempre cercado de grandes desafios, enfrentados de forma resiliente e de cabeça erguida. Tudo começou com o sonho de menino, que queria ser um maquinista de trem. Na locomotiva da vida, embarcou rumo a estação do empreendedorismo e escreveu sua história”, lembra.

Os filhos Marcos, Carlos, César, Márcia e Cláudio; vereador propositor da homenagem, Anderson Zanella; presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Idasir dos Santos; prefeito, Diogo Siqueira; e presidente do Rotary Club Bento Gonçalves, Irineu Pisani, com o homenageado Aldo Cini e a esposa Ordália

A entrega da outorga foi realizada pelo presidente em exercício da Câmara, o vereador Idasir dos Santos, o prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o vereador proponente da homenagem, Anderson Zanella, e o presidente do Rotary Club Bento Gonçalves, Irineu Pisani.

Outras homenagens

Cini recebeu, do Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves (CIC-BG), através dos representantes César Anderle e Ildoino Pauletto, uma placa comemorativa que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade, assinada pelo presidente do Conselho Superior do CIC-BG, Rogério Capoani, e pela presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

O Rotary Club Bento Gonçalves, liderado pelo presidente Irineu Pisani, homenageou o companheiro com a entrega do Boton Safira e o Certificado de Menção Honrosa do Título ‘Companheiro Poul Harris’, a maior homenagem concedida a um dos seus associados, entregue pelo companheiro Orides Rigo. “Nosso homenageado exerceu todas as funções administrativas dentro do clube rotariano com grande dedicação e esmero e seguiu fielmente o atual lema rotário: servir para transformar vidas”, enfatiza Pisani. Na oportunidade, a companheira Patrícia Dal Mass, presidente da Casa da Amizade, entregou à esposa do homenageado, Ordália Cini, o Boton Safira, o Certificado de Menção Honrosa do Título “Companheiro Poul Harris” e as flores que representam sua dedicação filantrópica.

Outras duas placas comemorativas foram entregues ao homenageado, uma pela Movergs e outra pelo Sindmóveis. A entrega foi feita pelos presidentes Rogério Francio e Vinícius Benini, respectivamente. “A trajetória do Sindmóveis e da Movergs, ao longo de várias décadas, não seria possível sem o talento e a generosidade deste ícone que é homenageado. Ele, além de cuidar dos seus negócios, dedicou seu tempo, conhecimento e sua experiência para que a cadeia moveleira ganhasse competitividade, excelência e inovação”, lembra Francio.