Verão chegando, a barriga se espraiando, a coluna reclamando, o médico alertando, então o sedentário avisou:
-É hoje que vou começar a caminhar, ou não me chamo mais… (Não sou louca de dizer o nome. Afinal, nunca se deve subestimar o poder das chefias…).

-Meio tarde, né?! – brincou uma colega – Eu caminho desde quando fiz um ano.

Entre uma gargalhada e outra, foi feita a aposta, com validade de um mês, quando vai se verificar se houve redução da comissão de frente.

Alguns já trataram de pesquisar alcunhas do arco da velha, contando com a desistência do mais novo atleta, mas tudo indica que o nome vai continuar o mesmo, já que o colega está cumprindo fielmente a promessa. Quarenta minutos diários no final do expediente! E já faz uma semana! Dá pra acreditar?

E por não acreditarem, os apostadores resolveram fazer uma investigação lá em… (Opa! Quase ia revelar o nome do município vizinho onde se come o melhor capeletti do Brasil…)

Como ia dizendo, nosso pessoal contratou olheiros para verificar, in loco, o processo de reeducação física do cara. E… pasmem!

Na segunda-feira, ele percorreu algumas quadras da rua central, parando ou sendo parado a cada dez metros. Sabe como é! Uma palavra aqui, um conselho ali, um esclarecimento acolá…

Na terça-feira, somou-se a isso um convite irrecusável para tomar café com cuca na casa de uma amiga.

Na quarta-feira, numa das pausas pra respirar, foi puxado para dentro por um vereador, que lhe fez uma exposição de toda a trajetória política da comunidade.

Na quinta, o chimarrão já o estava aguardando em alguns pontos estratégicos. Parece que também “pintaram” alguns bolinhos…

Na sexta, os colóquios começaram a engordar…

No sábado… Ah! O sábado! Quem é que consegue resistir a um papo cabeça com os colorados mais otimistas de…
enfim, lá onde as Torres Gêmeas não foram atacadas pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda…

No domingo, foi a vez dos gremistas o interpelarem. Flauta daqui, flauta dali, quando nosso herói viu, estava em meio a uma orquestra. Bem que ele queria pegar a viola, botar na sacola e ir caminhar…

Mas quem disse que ele desistiu? Palavra dada é sagrada, até porque nosso personagem é do tempo em que um fio do bigode vale mais do que qualquer contrato escrito. O lema é: Devagar e Sempre.

Já os apostadores não sossegam. Estão infiltrados numa força-tarefa denominada “My Way”, para pegar nosso Usain Bolt com a mão na massa. Literalmente.