Muito bonito, hein!

Prometeu o que não podia entregar e perdeu o crédito. Os professores nem fizeram a tradicional greve de março e esperaram até agora para ver se a coisa ia melhorar. Agora a greve chegou.

Bem! Não é sobre isto que quero escrever. Existem fatos melhores para a coluna e, assim, lá vai outro título:

Flamengo na Cabeça

Parecia que os Hermanos Argentinos estavam com a vitória na mão e a “vingança maligna” dos gaúchos, ou ciumeira, ia se concretizar quando aquele “boçal” do Gabi Gol foi lá e acabou com a festa.
Viva o Brasiiiiil! O Mengo chegou lá, Campeão da Libertadores, e vou torcer para que ganhe o título de Campeão Mundial.
Também não é sobre isto que quero escrever. Vou recomeçar.

Gugu

Na minha casa não troco lâmpada queimada, não desentupo calha, não subo no telhado e tudo o mais que faço tem a ver com minha própria segurança. Subir em banquinho de três pés, nem pensar. Até nem sento naquele banco desequilibrado. Só o tenho em casa para dar raiva e pensar na frase: segurança acima de tudo.

Gugu: subir no forro da casa para fazer o que? Pagasse um profissional e nós teríamos você por muito mais tempo.

Detesto o forro da casa e o Anestor, que fazia a limpeza anual daquele recanto esquecido, agora me faz falta. Não vou subir lá e pronto! Arrumo a cama, lavo a louça, faço comida e não subo no forro da casa. Também não lavo nem passo a roupa: não sei fazer!

No mês passado aceitei o convite do Cecília Meireles para palestrar aos alunos sobre empreendedorismo e fui taxativo: querem ser empresários? Comecem por arrumar sua própria cama todas as manhãs. Nunca vou aconselhar tarefa perigosa como subir no telhado, no forro da casa e….aquelas coisas que escrevi acima.

A mãe de um aluno que assistiu a palestra ligou-me agradecendo. Seu filho está arrumando a cama. O guri vai ser dos bons!

O importante é não decepcionar. Prometeu: cumpra, e faça bonito! Está difícil: não desista, lute até o último minuto do segundo tempo!

Não tenha vergonha de ser útil, principalmente para sua família. Arrumar a cama, secar a louça, tirar os pratos da mesa após as refeições, tudo são gestos simples para dizer aos seus familiares:

“Gente! Estou aqui e saibam que podem contar comigo”.
Isto é uma demonstração muito singela de demonstrar amor.
Deixe para quem é especialista as tarefas perigosas. Estão disponíveis pessoas que aprenderam a lidar com isto e eles sabem como fazer. É melhor pagar do que tentar resolver o problema.

Quando a Dona Maria me ensinou a cozinhar escondei meu conhecimento na culinária. Naquela época, título de “chef” não pegava bem. Hoje me divirto cozinhando e aprendi a lidar com o forno e o fogão. Cada vez que preparo um almoço para a família é um monte de carinho que sirvo nos pratos. Vivam e sejam felizes!