Quando os empresários do transporte se reuniram no Hotel Farina e me incentivaram para concorrer a Deputado Federal, lá compareceu, de surpresa, o Deputado Eduardo Bolsonaro. Por já ter tido dois encontros com o então Deputado Jair Bolsonaro, um no SETCERGS em Porto Alegre e outro no seu gabinete em Brasília, pedi ao Eduardo que transmitisse ao seu pai nosso incondicional apoio caso candidato fosse para a Presidência da República, hipótese já cogitada e que se confirmou com absoluto sucesso.

Nunca mais me encontrei com o Eduardo e com o Presidente Jair o que não fez nenhuma diferença em minhas atitudes. Eles estão fazendo o que podem por um Brasil melhor e faço a mesma coisa, cada um dentro de seu alcance.

O importante é todos ajudarmos a construir um Brasil melhor e, por pequena que pareça nossa força, o somatório de nosso trabalho é que fará a diferença. É preciso crer e praticar.

Agora o Presidente Jair Bolsonaro participa em Bento da reunião do MERCOSUL. Que bom ter escolhido nossa cidade. Seja muito bem-vindo Presidente.

Quando membro do Conselho Consultivo do MERCOSUL por quase uma década, participei de muitas reuniões inócuas que se realizavam a cada semestre cada vez em lugar diferente.

Ofereci a cidade de Bento Gonçalves e aqui os países membros do Conselho Consultivo se reuniram numa das salas do Hotel Dall Onder. Era mais uma reunião daquelas que nada tinha de “mercado comum”, pois cada representante cuidava de proteger seu pedaço e blá, blá, blá…

Frustrei-me com a reunião e resolvi quebrar o protocolo. Junto com a água que estava sobre as mesas de reunião pedi ao hotel que acrescesse uma garrafa de um excelente vinho de nossas cantinas locais. Informei que era uma gentileza da cidade anfitriã.

Mudou a conversa e a reunião parecia um encontro de velhos amigos que não conversavam entre si já há muito tempo. Nem lembro quais as conclusões do Conselho Consultivo naquela reunião. Não importa, jamais os membros esqueceram.

Um dos temas da reunião do Presidentes do MERCOSUL será sobre a comercialização do vinho. Com certeza o melhor conselheiro será o próprio vinho: ponham garrafas na mesa.

Detesto exageros e me recuso aos excessos. Nunca decidirei depois de um copo de vinho. Reconheço, porém, que o vinho é um santo remédio e bom conselheiro. Ainda será vendido em farmácia quando o povo descobrir suas divinas qualidades.

Quando Jesus Cristo deixou para a humanidade a forma como gostaria de ser lembrado escolheu o pão e o vinho. Poderia ter escolhido cerveja, leite ou até a água. Foi o vinho o escolhido e cada vez que bebo, com moderação é claro, lembro de sua memória. Não foi por acaso a escolha do vinho para fazer uma “nova e eterna aliança”.

Ele disse: “NÃO VOS CHAMO DE SERVOS MAS DE AMIGOS”. Todos somos irmãos. Que seja assim na reunião do MERCOSUL.