Nona edição do evento tem como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), ocorre nesta quinta-feira, 23, das 8h às 17h30min, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.

O evento é voltado para crianças, adolescentes, conselheiros, integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e sociedade em geral, e neste ano tem como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”.

A conferência se dividirá em cinco eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O objetivo do encontro é mobilizar a comunidade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

Para participar, os interessados devem fazer as inscrições por meio do link: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/cursos. O evento possui vagas limitadas.

Confira a programação:

8h – 8h30min – Credenciamento

8h30min – 9h – Solenidade de abertura e apresentação cultural

9h – 9h15min – Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h15min – 10h – Palestra de abertura com o Prof. Dr. Délcio Agliardi (UCS)

10h – 10h20min – Intervalo

10h20min – 11h30min – Mesa temática: Panorama da rede de atendimento e do SGD das crianças e adolescentes no Município com o Presidente do COMDICA de Bento Gonçalves, Alissandro Fontoura, Conselheira Tutelar Silvana Lima e Promotor de Justiça Élcio Resmini

11h30min – 13h30min – Intervalo para o almoço

13h30min – 14h – Apresentações culturais

14h – 15h30min – Trabalhos nos eixos temáticos

15h30min – 16h – Intervalo/entrega das propostas e inscrições para delegados

16h – 17h – Plenária Final: análise, proposições, deliberações sobre os Eixos e escolha
dos delegados.

17h – 17h30min – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação