O sistema de videomonitoramento tem se consolidado como uma das principais ferramentas de apoio à segurança pública em Bento Gonçalves. Atualmente, o município conta com mais de 150 câmeras de monitoramento urbano e outras 450 câmeras patrimoniais distribuídas em diferentes pontos da cidade, formando uma ampla rede de vigilância voltada à prevenção e ao combate da criminalidade.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Gabriel Kellermann, os equipamentos estão instalados em locais estratégicos de toda a área urbana. A definição dos pontos que recebem novas câmeras é resultado de um trabalho integrado entre a Prefeitura e as forças de segurança, levando em consideração critérios técnicos e necessidades. “O objetivo é realizar o monitoramento da cidade em locais estratégicos, visando à segurança pública”, explica o secretário.

A expansão do sistema é constante, segundo o secretário. A mais recente instalação de câmeras ocorreu no dia 2 de junho deste ano, e o município mantém um planejamento para ampliar a cobertura conforme surgem novas demandas. Segundo Kellermann, a definição de futuras ampliações ocorre de acordo com a necessidade identificada pelas equipes de segurança e pela administração municipal.
Nos últimos 12 meses, a Prefeitura investiu mais de R$500 mil na instalação de novos equipamentos e na manutenção da estrutura já existente. Os recursos são provenientes do próprio município e destinados tanto à ampliação da rede quanto à conservação dos sistemas que garantem o funcionamento das câmeras.

Outro diferencial é a integração entre os órgãos de segurança. As imagens captadas são compartilhadas por meio de espelhamento com a Guarda Civil Municipal, a Brigada Militar e a Polícia Civil, permitindo uma atuação conjunta e mais ágil em situações de emergência, investigações e ações preventivas.
Além das câmeras convencionais, Bento Gonçalves também conta com sistemas de cercamento eletrônico e leitura automática de placas de veículos. Segundo o secretário, a tecnologia tem contribuído diretamente para a redução dos índices criminais. “Através da prevenção, é possível inibir a prática delitiva, além de facilitar a identificação e investigação quando ocorre. Após a instalação, foi possível notar a diminuição dos crimes”, afirma.
As imagens captadas pelas câmeras são transmitidas por rede de fibra óptica e armazenadas em servidores próprios. Embora o período de retenção dos registros não seja divulgado por questões de segurança interna, a administração municipal garante que existem protocolos específicos para o tratamento das informações, incluindo medidas voltadas à proteção da privacidade dos cidadãos e ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ao longo dos últimos anos, o sistema auxiliou inúmeras ocorrências atendidas pelas forças de segurança. Embora não haja um número exato divulgado, o videomonitoramento tem sido utilizado tanto na identificação de suspeitos quanto no esclarecimento de crimes e apoio a investigações policiais.
Apesar dos avanços, a manutenção da estrutura representa um desafio constante para o poder público. Entre as principais dificuldades apontadas pela Secretaria de Segurança estão os custos relacionados à reparação dos equipamentos, fornecimento de energia elétrica, conexão de internet e aquisição de novas tecnologias.
Com a ampliação gradual da rede e a integração entre diferentes órgãos de segurança, o videomonitoramento segue como uma importante ferramenta.
A Brigada Militar foi contatada para entrevista, mas não respondeu.