Veículo que transportava trabalhadores da safra desceu um declive; 10 vítimas em estado mais crítico foram levadas ao Hospital Tacchini e 20 à UPA

Cerca de 30 pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus na manhã desta quinta-feira, 15, no bairro Barracão, em Bento Gonçalves. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava trabalhadores da safra que estavam se deslocando para o trabalho quando, possivelmente, o motorista perdeu o controle e o micro-ônibus desceu um declive em uma área de mata, com presença de árvores, o que tornou a ocorrência mais complexa.

Segundo o capitão Gustavo Kist, houve a perda de controle do micro-ônibus, que desceu um declive e saiu da pista no bairro Barracão (Fotos: Jornal Semanário)

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Gustavo Kist, 10 vítimas estavam em estado mais crítico e foram encaminhadas para o Hospital Tacchini, enquanto outras 20, em situação mais estável, foram conduzidas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O capitão explicou que um dos principais desafios foi a necessidade de mobilização rápida e integrada das equipes, devido à complexidade da cinemática do acidente e ao grande número de vítimas. Foi necessário criar um ponto específico de salvamento, já que o veículo ainda estava instável no local, sendo realizada a estabilização antes da remoção das vítimas.

Outro fator que exigiu atenção das equipes foi o risco de ataque de abelhas, já que havia caixas de abelha na área, além da possibilidade de vazamento de diesel e do grande fluxo de pessoas em um ambiente de mata, o que poderia agravar a situação. Por isso, o resgate precisou ser realizado de forma rápida, porém técnica, para evitar que o cenário se tornasse ainda mais crítico.

No atendimento à ocorrência, atuaram de forma conjunta o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Civil Municipal, SAMU e DMT. Conforme o capitão, foi aplicado o método START de triagem de vítimas, o que permitiu o encaminhamento adequado dos feridos, sem superlotar os serviços de atendimento de saúde.

Ao todo, oito ambulâncias foram mobilizadas para o atendimento da ocorrência.