Um incêndio atingiu parte de uma empresa do setor químico na tarde deste sábado (14), em Fagundes Varela, na Serra Gaúcha. O fogo começou no setor onde funcionava uma máquina utilizada no aquecimento e preparo de resina vegetal derivada do pinus elliottii, matéria-prima para a produção de resinas, tintas e derivados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis, responsável pelo atendimento, cerca de 100 metros quadrados de uma estrutura metálica com telhado e parte do maquinário foram danificados pelas chamas. Aproximadamente 400 litros de resina, que estavam armazenados em tonéis no local, também foram consumidos pelo fogo.
A rápida intervenção dos bombeiros impediu que o incêndio se espalhasse para o prédio principal da indústria, onde estão armazenadas cerca de 16 toneladas de resina. A estrutura, de 600 metros quadrados, construída em alvenaria, foi preservada.
Durante o combate, foram utilizados aproximadamente 5 mil litros de água, com o apoio de dois caminhões e quatro bombeiros militares. A Brigada Militar de Fagundes Varela também esteve no local para controlar o trânsito e garantir a segurança da área.

O proprietário da empresa sofreu queimaduras leves no rosto. Ele foi encaminhado ao Hospital São Peregrino, em Veranópolis, e liberado após atendimento médico.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a empresa possui Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI) vigente. As causas do incêndio não foram informadas.
Fonte: Bombeiros Militar de Veranópolis
Fotos: Bombeiros Militar de Veranópolis