Tur-in promete facilitar as informações armazenando-as, tendo em vista a organização dos empreendedores e do poder público

O Município de Santa Tereza, após o sucesso da 1ª ExpoSanta, está dando mais um importante passo na área do turismo. Com uma localização privilegiada, entre o Vale dos Vinhedos e o Vale do Taquari, que atraem anualmente milhares de visitantes, a cidade começa a despontar no setor que traz tanto sucesso para a Serra Gaúcha. A cidade, que conta com aproximadamente 1.700 habitantes e tem a maior parte da população composta por idosos, aposta nas belas paisagens e na identidade histórica para atrair permanentemente visitantes e turistas.

“TOUR-IN Sistema de Gestão Pública de Turismo” é o nome do sistema que ajudará a cidade a monitorar dados relevantes, que auxiliarão tanto os empreendedores que fazem parte do trade quanto a Administração Municipal. A empresa responsável pela implantação é a TOUR-IN Sistemas de Turismo e Eventos Ltda., sendo que Santa Tereza é o primeiro município a adquirir o programa.
Conforme o CEO da empresa, Rodrigo Ferri Parisotto, o sistema é baseado em premissas de integração do setor turístico e da Secretaria de Turismo da cidade. “A ideia, a partir da participação dos empreendedores do setor, é começar a gerar informações que vão definir as estratégias que o município vai adotar”, revela.

Ele explica quais serão os dados obtidos a partir do sistema e porque são importantes. “Entre controle de visitação e controle de eventos realizados, a programação do município vai estar disponível também para os empreendedores participarem, gerando novas experiências e produtos específicos que vão se integrar a todo esse ecossistema do turismo da cidade”, relata.

“O turismo é uma aposta latente de nossa gestão”

A prefeita Gisele Caumo é uma das idealizadoras da implantação do sistema, uma vez que acredita que a cidade é um terreno fértil para o fomento ao turismo e entende, ainda, que são necessários preparação e estudos acerca do tema. “O turismo é uma aposta latente da nossa gestão. É claro que a Administração procura enfatizar, ouvir a população, sentir os gargalos e resolver as deficiências em todas as áreas. Temos a convicção de que o turismo possa estar engajado com qualquer área e evoluir de forma conjunta”, ressalta.

A Prefeita explica o que lhe motivou a pensar em um sistema que gerasse informações para todos e que facilitasse o Executivo Municipal na área do turismo. “Desde que assumimos, apostamos de forma muito sagaz no turismo, mas temos a ciência de que ainda estamos engatinhando. O planejamento a curto prazo está sendo edificado. A médio e longo prazo tenho a certeza de que os frutos mais exitosos serão colhidos por gestões que irão me suceder”, afirma.

Gisele compreende a necessidade de que para a cidade crescer, é preciso dar os primeiros passos e contribuir para que o interesse desperte em todos os envolvidos. “A implantação de um sistema de turismo inteligente, e nós, sendo pioneiros, é motivo de intenso orgulho. Não tenho dúvidas de que Santa Tereza deu um passo que ficará como marco histórico nos avanços, no progresso e no desenvolvimento deste setor. O mais importante de tudo isso é que, além de conseguirmos registrar dados condizentes ao turismo num sistema que é de utilização pública, estamos incentivando nossos empreendedores a terem, não somente um sistema de informações turísticas, mas um sistema de gestão”, frisa.

Ainda conforme ela, a valorização que o poder público vem dando ao turismo já está mostrando resultados. Após a notícia de que Santa Tereza havia implantado tal sistema, outros municípios demonstraram interesse. “Por conta disso, já está programada uma reunião com os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) a fim de que, na oportunidade, o proprietário da empresa, Rodrigo Ferri Parisotto possa expor e demonstrar as facilidades e os benefícios que esse sistema tem a oferecer tanto para o setor público quanto para o privado”, conclui.

Gisele Caumo afirma que o turismo é uma forte aposta de sua gestão. Foto: Eduarda Grassi

As expectativas do comércio

A novidade empolgou aqueles que têm muito a ganhar com o aumento do número de turistas e visitantes. Os empreendedores da região, que serão beneficiados com o sistema, estão curiosos para entender o funcionamento, e Administração Municipal, apostando no turismo.
Luciano Francisco tem um antigo restaurante na cidade, que por muitos anos foi o único, e sintetiza o que pensa sobre o sistema e o aumento de visitantes. “Tudo que vem para agregar é bom. Esperamos que o fluxo externo aumente, uma vez que temos poucos moradores no Município para mantermos o estabelecimento funcionando. Precisamos de pessoas de fora, que venham, consumam e gostem daqui, retornando e indicando para outras pessoas. Por isso a ideia do sistema nos animou bastante, e torcemos que dê certo”, reflete.


Jocelaine Trevisan é uma investidora de Bento Gonçalves, que aposta no setor em Santa Tereza. A empreendedora decidiu promover um turismo mais ecológico, e escolheu o município pois se apaixonou pela cidade e pelas paisagens. “O sistema será muito bom, desde que alimentado corretamente. Para os dias de hoje é indispensável a tecnologia, e precisamos nos aliar a ela”, destaca.

Localizada em Santa Tereza, a cachaçaria Velho Alambique é muito conhecida não só no Estado, como em todo o Brasil. Os proprietários Ivandro e Viviane Remus decidiram que também iriam aderir ao sistema. “Estamos ansiosos para saber como irá funcionar. Temos um livro de visitantes que as pessoas que passam por nosso estabelecimento assinam, nos dando uma noção de quantas frequentam a cachaçaria. Uma das funções do sistema também é essa, ter noção de quantidade de visitantes e se são turistas ou locais”, destaca.

Carina Bieslki descobriu o prazer em trabalhar com cerâmica. Mesmo com a demora para fazer os produtos, viu em seu hobbie um tranquilizador e uma forma de sustento. Ela também vai fazer parte da nova empreitada. “Com certeza vai ajudar, ainda mais sendo pioneiros. Eu já recebo um número bem alto de turistas, eles gostam bastante do meu trabalho, estou curiosa para ver como será com o Tour-In”, conclui.

Cachaçaria Velho Alambique também entrará no Tour-In
O turismo está fazendo com que as vendas de Carina Bielski disparem