O Uruguai é um país pequeno (menor que o rio Grande do Sul) e pode ser conhecido em poucos dias. Dá para conhecer as principais cidades, como Punta Del Este, Montevideo e Colonia em apenas três dias. Já para visitar todas os locais interessantes, considere no mínimo sete dias.
Os brasileiros tem visitado bastante o Uruguai. Isso porque é um país vizinho, e para quem mora no Sul, vale a pena ir até mesmo de carro. Para quem vai de avião, o aeroporto de Montevidéu fica a apenas 1h20min de voo de Porto Alegre e 2h30min de voo de São Paulo.
Onde ir
Vamos listar as principais cidades que merecem a visita no país. A maior parte delas fica no litoral. Conheça os principais destinos turísticos do Uruguai:
Montevidéu
A capital uruguaia e um dos principais destinos do país. Localizada ao sul do Uruguai, concentra metade da população do país. Suas atrações são bem variadas, uma mistura história e modernidade, além de praias de água doce.
A cidade é repleta de construções históricas, com destaque para o Palácio Legislativo, Palácio Salvo e Praça Independência. A orla de Montevidéu é banhada pelas águas do rio da Prata, repleta de praias e parques.
Punta Del Este
Punta del Este é um requintado balneário e a cidade mais conhecida do litoral Uruguaio. Suas praias são misturam as águas do Rio da Prata com as do Oceano Atlântico e as mais conhecidas são a Playa Mansa e Playa Brava.
Apesar da modernidade, a cidade possui bairros históricos também. A Casapueblo, o monumento da Mão dos Afogados, o porto e a Ponte da Barra estão entre as principais atrações.
Colônia do Sacramento
Colonia del Sacramento é uma cidade fundada em 1680, repleta de história. É uma cidade para quem gosta de museus e construções históricas, pois conta com um bairro inteiro da era colonial.
No verão é possível aproveitar as praias fluviais e no inverno os restaurantes típicos. Buenos Aires fica a 50 km de distância, no outro lado do rio, acessível por catamarãs.
Cabo Polônio
Cabo Polônio é uma isolada vila de pescadores que recebe turistas em instalações rústicas. Os destaques são suas praias, dunas, o farol, formações rochosas, a bela paisagem e a colônia de lobos marinhos que habita o local.
O local só é acessível através de velhos caminhões 4×4 que atravessam as dunas e levam os turistas ao local.
Piriápolis
Piriápolis oferece 25 km de praias que são o principal atrativo da cidade. No morro Santo Antônio há um mirante que oferece uma bela vista panorâmica. Já o cerro Pan de Azúcar (próximo à cidade) é o mais alto do Uruguai, com 380 metros.
As praia mais popular é a central, margeada pela Rambla de los Argentinos, mas há também, praias afastadas, como Punta Negra e San Francisco.
La Paloma
La Paloma é uma pequena cidade do litoral que recebe milhares de veranistas na temporada de verão. Entre suas praias, com algumas formações rochosas, se destaca o imponente Farol do cabo Santa Maria, onde é possível subir e apreciar a vista. A cidade é repleta de restaurantes e oferece uma boa estrutura para passar uns dias na praia.
Carmelo
Carmelo é uma pequena e tranquila cidade do sudoeste uruguaio. Fica em uma região que é famosa por suas vinícolas. A cidade também oferece algumas praias de água doce, à beira do Rio da Prata.
A charmosa cidade é ótima para descansar, caminhar pelos parques e esquecer um pouco a correria das grandes cidades.
Salto: Termas de Guaviyú e Daymán
Localizada às margens do Rio Uruguai, a cidade de Salto é popular entre os uruguaios. Possui belas construções arquitetônicas e praças. Porém, suas principais atrações, e que chamam mais os turistas são as águas termais. Os parques termas de Daymán e termas de Arapey, são ideais para quem quer relaxar.
Rivera
Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai) são cidades irmãs, separadas apenas por uma rua. Até mesma a praça central é dividida entre as duas cidades, uma praça internacional.
Mas o que mais atrai os visitantes é o turismo de compras. Rivera é uma zona livre de comércio e oferece boas oportunidades de compra, especialmente perfumes e bebidas.
Fotos: Reprodução/ Internet