O Sindmóveis Bento Gonçalves terá dois estandes de 50 metros quadrados na próxima edição do Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália, de 12 a 17 de abril. Essa é a primeira participação da entidade na feira e tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Raiz, braço do Projeto Orchestra Brasil que promove as exportações do serviço do designer brasileiro.
Mais de 300 mil visitantes profissionais de 160 países são esperados nessa, que é a mais importante e reconhecida feira de mobiliário de alto padrão no mundo. O espaço no Projeto Raiz, localizado no pavilhão 12, terá produtos assinados por nove estúdios: Bruno Faucz, estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Juliana Llussá, Marta Manente, Paulo Alves, Ronald Scliar Sasson e Sérgio Fahrer.
Com 17 anos de experiência no mercado moveleiro, Marta Manente é a única gaúcha na mostra do Projeto Raiz no iSaloni. Sua participação será com as poltronas Donaire, com pés giratórios de madeira, encosto em multilaminado curvo, cordas de fibra natural trançadas manualmente e assento estofado em linho. As peças são fabricadas pela empresa Tumar, de Garibaldi.
Além dos estandes, o Projeto Raiz terá um espaço de relacionamento na mostra Brazil S/A, onde também estarão presentes o DW! São Paulo Design Weekend e a High Design – Home &Office Expo, feira de tendências, inovações e lançamentos em mobiliário de alto padrão que estreia em agosto desse ano como âncora do festival brasileiro. O Sindmóveis investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, quando criou o Prêmio Salão Design. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir deste ano, passa a ser realizada em
São Paulo.