O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) divulgou os dados estatísticos dos serviços prestados em 2015, quando foram registrados 6.059 atendimentos à população. O destaque foi para o setor de Alvarás, que concedeu 359 documentos deste tipo para uma área total de 540.594,35m². A estatística também apontou a emissão de 272 cartas de Habite-se para 303.700,71m² de área no município.
O trabalho do IPURB tem colaborado de forma fundamental em duas ações do atual governo municipal para o fomento ao Empreendedorismo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Uma delas foi a criação da Lei de Incentivo ao setor, que estabelece a isenção do Imposto sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além de outros estímulos temporários. A concessão destes benefícios serve para novas empresas e também para aquelas já instaladas na cidade, desde que haja a ampliação da área produtiva em, no mínimo, 20% e a comprovação da geração de novas vagas de emprego ou ampliação da massa salarial. Os setores ligados ao turismo, lazer ou entretenimento também foram beneficiados.
O IPURB também está integrado à Sala do Empreendedor, inaugurada em dezembro, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), juntamente com as secretarias municipais de Saúde, Finanças e Meio Ambiente. A sala é um local de assessoria gratuita para pequenos, médios e grandes empresários e visa desburocratizar o processo de constituição de novas empresas, através do atendimento individual e personalizado. A Sala do Empreendedor opera a REDESIM, que é o sistema de cadastro e alteração de dados das empresas de todos os portes, que desejam se instalar ou que já funcionem no município.
Confira outros indicadores do IPURB:
Certidões – 1.906
Projetos reanalisados – 1.814
Projetos analisados – 995
Pareceres – 899
Vistorias e fiscalizações – 857
Inventários – 393
Reuniões técnicas – 178
Projetos públicos realizados – 174
Mapeamentos – 64
Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.