Com o intuito de alcançar a aplicação da primeira dose em 100% nas pessoas que se enquadram no perfil para receber a imunização contra a covid-19, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, nesta quinta-feira, 24, durante entrevista coletiva, a criação de uma premiação em dinheiro aos municípios que alcançaram maior número de imunizados em menor tempo. De acordo com a proposta do governo, serão prêmios que chegam a R$ 1,25 milhão, divididos em duas etapas: 20 de agosto e 20 de setembro.

Conforme o regulamento da proposta, municípios que vacinarem o maior número de pessoas, proporcional à população, conforme os números de doses aplicadas e registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações sobre o número de doses distribuídas, serão contemplados com recursos financeiros.

Os municípios vão ser divididos em quatro grupos: acima de 100 mil habitantes, de 50 mil a 99,9 mil moradores, de 10 mil a 49,9 mil e abaixo de 10 mil habitantes. “É uma corrida do bem que se estabelece para quem conseguir concluir a vacinação antes. Queremos dar incentivo aos municípios para que apliquem as vacinas rapidamente, porque isso é de interesse de todos, é para salvar vidas e para voltarmos à normalidade mais rapidamente”, destacou Leite.

Segundo o governador, a proposta é que os valores da premiação sejam aplicados na Atenção Primária em Saúde, que é responsabilidade dos municípios. “São recursos para aplicar na própria saúde, para que possam comprar equipamentos, reformar unidades de saúde, fazer investimentos na saúde primária do município e qualificar o atendimento à população. Queremos incentivar essa corrida do bem entre os municípios, garantindo aplicação rápida dessas doses que vamos distribuindo rapidamente, pois temos um sistema de logística bem estruturado”, afirma.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini