Com 82,14% dos votos, a Escola Municipal Attílio Tosin poderá ser a primeira instituição de Garibaldi a receber o modelo cívico-militar. A decisão ocorreu na noite de terça-feira, 1º de junho, e contou com a participação de 140 votantes, entre pais, responsáveis e professores. Dos 140 eleitores, 115 foram favoráveis à instalação do programa estadual. Agora, o município aguarda a resposta da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para dar prosseguimento ao processo.

Conforme o prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, Garibaldi foi uma das 44 cidades do Rio Grande do Sul selecionadas para receber o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares. Segundo Carniel, a intenção de receber o modelo foi encaminhada ao governo ainda em fevereiro. “É um programa de excelência e que agrega muito à nossa comunidade escolar. Temos o compromisso de entregar um ensino educacional de qualidade aos nossos alunos, e será com base nisso que nosso trabalho estará focado sempre”, destaca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, toda a documentação necessária para avaliação por parte da Seduc foi encaminhada ainda na quarta-feira, 2 de junho. Após a conferência, será necessário aguardar a publicação da súmula no Diário Oficial do Estado.

Programa das Escolas Cívico-Militares no Estado

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e como os municípios, na forma do Termo de Cooperação, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio com apoio de policiais militares.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o MEC, as Secretarias estaduais de Educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.

Foto: Reprodução / Google