Assinatura dos convênios que distribui valor total de R$ 937.939,20 foi realizada nesta semana

Na terça-feira, 27, realizou-se a assinatura dos convênios do Fundo Municipal de Cultura, denominado como “Cultura gera desenvolvimento”, seguindo a deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC). Ao todo foram contemplados 32 de 80 projetos inscritos nas áreas de produção, intercâmbio cultural, qualificação e formação e circulação. O valor total investido é de R$ 937.939,20.

Em nota, o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, explica que a cultura é de extrema importância para a Capital do Vinho. “Nosso sistema é consolidado, temos um conselho deliberativo que analisa, debate, defende os melhores projetos. Um processo democrático, construído com toda sociedade. Hoje estamos aqui com diversas formas de manifestação cultural, que serão levadas para nossa cidade”, afirma.

Para o professor e músico Enio Guimarães, um dos contemplados, o dinheiro vai muito além do valor monetário. “Enquanto artista, acredito na importância do projeto para a comunidade, que vai fazer girar muita música, poesia, teatro, entre outras ações. Devolver para a sociedade esse incentivo vai ser muito legal, levar alegria e arte para as pessoas. A forma de contrapartida é sensacional, se ganha o dinheiro, mas é preciso retornar com a arte”, aponta.

Além disso, sem o investimento do município no projeto, não seria possível fazer um material apropriado para entregar às pessoas. “O montante investido auxilia a conseguir gravar com qualidade, editar, mixar e masterizar digitalmente, prensar cópias de CD, distribuir em plataformas digitais e fazer um show de lançamento. Isso custa muito, o que talvez impossibilitasse de tudo acontecer”, afirma Guimarães.

Para o professor, o objetivo do projeto “Cultura gera desenvolvimento” é oferecer o apoio necessário para o crescimento artístico da cidade. “Olhando por um novo prisma, visa incentivar pessoas que tenham talento a se inserir nesses projetos para mostrar sua arte e trabalho”, acredita.
No Salão Nobre da prefeitura, o prefeito Guilherme Pasin enalteceu a iniciativa. “Nós acreditamos na economia criativa, que a cultura é geração de emprego e renda, acreditamos que cada um de vocês fará estes projetos se multiplicarem”, concluiu.