Sempre na última coluna de cada ano faço algumas previsões para a economia brasileira do próximo ano. Venho fazendo isso há vários anos e, na grande maioria das vezes, acertando muito mais.

Também venho dizendo que fazer previsões não é nada fácil nesse país ainda mais agora que vamos iniciar o terceiro ano da pandemia global. Contudo, a pandemia vem arrefecendo e muitos setores econômicos, principalmente o setor de serviços, tenderão a ter resultados melhores em 2022 que nos dois últimos anos.

Esse ano de 2021 finalizará com um crescimento interessante na faixa dos 4% POSITIVOS, recuperando os 4 negativos que se alcançou ano passado num dos piores anos econômicos da história da economia GLOBAL, com países decrescendo muito mais que o Brasil inclusive.

CENÁRIO 2022: POSITIVO, dentro do possível.

  1. O PIB acredito que cresça entre 1 e 2%, positivo portanto;
  2. A inflação, que em 2021 aumentou consideravelmente para 10%, tende a diminuir principalmente pelo aumento da taxa básica de juros: acredito que passará para entre 6 e 7% no ano;
  3. Taxa SELIC vai continuar aumentando no primeiro trimestre, tendendo a permanecer estável no segundo e pequena redução no segundo semestre;
  4. O dólar continuará valorizado em valores médios de R$ 5,50, tendendo a aumentar conforme for o cenário eleitoral;
  5. O governo federal será pressionado mais ainda por reformas ( fiscal e tributária ), além da administrativa mais profunda;
  6. Construção civil em pequeno crescimento;
  7. Teto dos gastos pressionado;
  8. Endividamento das famílias aumentando;
  9. O desemprego tende a continuar diminuindo;
  10. O agro continuará em expansão, principalmente pelo dólar valorizado.

Os maiores desafios econômicos continuarão a colocar em xeque a reativação econômica que vinha acontecendo antes da pandemia. Esses são a inflação, o emprego e a renda e as reformas estruturais que não acontecem.

O cenário eleitoral também é um desafio a ser enfrentado pois será turbulento. Acusações de todos os lados, pandemia, corrupção, inflação, desemprego e liberdade serão com certeza temas que muito serão debatidos pelos políticos. Historicamente, em ano eleitoral, nossa economia não cresce tanto inclusive porque os investimentos públicos possuem limitações legais de serem executados e isso reduz o movimento econômico.

O cenário internacional continuará a ser guiado pelas superpotências que sozinhas representam mais de 70% da economia mundial. Falo dos EUA, Europa, China, Rússia e Japão. Acredito, contudo, que o cenário internacional ajudará o Brasil a manter números positivos do PIB para 2022.

Será um ano de desafios. Não acredite em tudo o que a grande mídia apresenta. Continue preparado mas pensando e agindo positivamente. Construa sua vida de forma positiva e busque sempre seus objetivos. Não espere por governos.

Pense nisso e sucesso.