Uma quase unanimidade: a inflação aumentou no mundo todo.

Praticamente quase todos os países estão lidando com aumento nos preços, com taxas maiores que anos anteriores o que gera índices de inflação mais altos. Eu disse, praticamente todos.

Com o fim período mais crítico da pandemia entre os meses de março/20 a abril/21, a quotação das commodities cresceu e se juntou ao descompasso nas cadeias de produção mundiais (falta de peças, falta de matérias-primas, falta de componentes…) fazendo com que houvesse escassez de produtos que, com a volta gradativa da demanda, fez os preços subirem no mundo todo.

No Brasil, uma desvalorizacão do Real frente ao dólar aumentou a preocupação pois alguns produtos consumidos internamente são importados ou atrelados à moeda mundial, o dólar.

Alimentação e energia subiram em todos os países do mundo e são os produtos que mais pesam no bolso das pessoas. Os preços de bens duráveis, como automóveis e geladeiras, também dispararam, principalmente por conta da falta de insumos para produzir esses itens (OCDE). Notem que não sou eu que estou informando. É a OCDE que está dizendo.

Nos EUA, a inflação aumentou 4 vezes, saindo do 1,36 em 2020 para 7,04 em 2021. Você sabe o que significa um país ter uma média de inflação perto de 1% e pular para 7% ?

Mas por que a inflação cresceu no mundo todo?

Respondo rápido: por causa da pandemia.

Quando ela apareceu, no começo de 2020, quase todos os países adotaram medidas de restrição de circulação sem data para terminar, não se sabia o que iria acontecer, nem até quando. INCERTEZA é tudo o que uma economia não gosta.

Com negócios fechados em quase todo o mundo e muita gente com medo de ficar sem renda, o consumo desabou. Consumo menor gera menor produção; menor produção, maior desemprego; maior desemprego, menos renda e, se isso perdurasse por muito tempo, seria o caos econômico.

A inflação subiu no mundo todo porque os desajustes causados pela covid foram de tal magnitude que muitas empresas pararam e, agora, com um relativo aumento de consumo, sem os fluxos mundiais de produção com matérias suficiente, gerou-se aumento de preços.

No Brasil, a escassez hídrica, os aumentos dos combustíveis e energia, muitos produtos importantes na mão de monopólios e oligopólios ( poucos produtores), além de algumas estatais com preços controlados (ou descontrolados), a injeção de dinheiro governamental manteve o consumo (muitas vidas em muitos países) mas gerou-se desequilíbrios que, mais lentamente, precisam ser ajustados.

E como se faz isso no Brasil e quase no resto do mundo: aumentando a taxa de juros. Isso tende a controlar a inflação mas reduz a atividade econômica.

Portanto, não foi só no Brasil que a inflação aumentou: está sendo um fenômeno global. É só querer ver.

Pense nisso e sucesso.