O final da tarde do dia 4 de março foi especial para Darci Poletto e seus familiares. Em sessão solene, Poletto recebeu a Portaria de Louvor e Agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense. A homenagem foi de autoria do vereador Edson Biasi (Progressistas), a qual foi aprovada na sessão do dia 17 de fevereiro por unanimidade dos vereadores.

Poletto teve uma trajetória de intensa participação em causas comunitárias, contribuindo significativamente para diversas áreas como cultura, educação, saúde, segurança, entre outras. Ele atuou junto à UCS em Bento, no Hospital Tacchini e teve decisiva participação para a construção da Casa das Artes, do qual foi o primeiro presidente, bem como para a instalação do quartel da Brigada Militar. Ainda, aspectos da sua carreira literária e seu histórico de 47 anos na Maçonaria, instituição em que ocupa o grau máximo, também foram abordados. 

O proponente da homenagem, vereador Edson Biasi (Progressistas), agradeceu o homenageado por todos os feitos pela cidade, lendo trechos de seu livro. O vice-prefeito, Aido Bertuol, lembrou que Poletto sempre foi um homem atuante e que fez a diferença na cidade, contribuindo positivamente para seu crescimento. O prefeito, Guilherme Pasin, enfatizou que Poleto destaca-se não somente pela sua contribuição ao município, mas por ainda fazer a sua parte pelo bem dos bento-gonçalvenses.  

Em seu pronunciamento, Poletto narrou aspectos importantes de suas ações, destacando o seu legado, seus amigos e sua família, agradecendo a presença de todos na solenidade. “Sempre busquei fazer ações pensando no que seria melhor para a coletividade. E a recompensa são os resultados alcançados. E, agora, vejo que este é o pagamento que recebemos, vendo as pessoas sendo beneficiadas com algo que fizemos”, pontua.