A palavra prosperidade possui vários sinônimos, bem-sucedido e sucesso entre eles. Pois esta única palavra serve para definir muito bem o município de Bento Gonçalves, que chega hoje a 125 anos de história. Até aqui, uma trajetória que orgulha a todos, sejam eles bento-gonçalvenses ou não.

A Capital do Vinho surgiu encravada no meio das pedras e tornou-se, em pouco mais de um século, uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Com seu potencial econômico e um povo extremamente acolhedor, atrai milhares de pessoas que, ao se instalarem por estas terras, dificilmente querem sair daqui.

Bento Gonçalves é sinônimo de oportunidade, de melhoria na qualidade de vida das pessoas, de crescimento da autoestima e de um local para construir uma família e ser feliz. Esta cidade, considerada por muitos a Europa brasileira, nos dá tantas coisas e nós, como comunidade, o que damos à ela em contrapartida? Muito pouco, com certeza.

Seja você nascido aqui, ou não, é preciso demonstrar ainda mais o seu amor por Bento Gonçalves. Não somente no seu aniversário, mas diariamente. Com pequenas ações, podemos mostrar que queremos ver esta cidade cada vez mais linda e mais desenvolvida. Não sujar as ruas e não poluir os nossos mananciais já é um bom começo. Também é importante preservarmos e darmos uma atenção maior aos nossos patrimônios históricos, assim como damos a nossa cultura italiana, preservando os filós e as danças típicas.

Graças a Deus, moramos em uma terra abençoada e muito produtiva, em todos os sentidos. Quem não mora em Bento, sonha e deseja muito morar aqui. A comunidade bento-gonçalvense é muito exigente e se recusa a contentar-se com pouco. Essa é a marca de um povo empreendedor e ordeiro, que tem muito a comemorar nestes 125 anos.