A Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) realizou quatro ações ao longo da semana. O objetivo é coibir ações de maus tratos a animais. As ações ocorreram em três municípios, e contaram com o apoio da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação mais recente ocorreu na tarde de quinta-feira, 29, na localidade de Linha Amadeu, em Pinto Bandeira. No local, foram encontrados uma vaca e um terneiro em condições de maus tratos. Os animais estavam desnutridos. Eles foram encaminhados para um veterinário, por falta de comida e água.
A ação ocorreu em conjunto com a 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Bento Gonçalves. Os animais serão doados após se recuperarem. O proprietário vai responder por crime ambiental.

Na quarta-feira, 27, em Paraí, a Arpa, a Polícia Civil e a Inspetoria Veterinária Estadual cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Foram constatados diversos crimes, como maus tratos, abigeato e abate clandestino. Sete cachorros foram encontrados em situação de abandono. Além disso, também foram apreendidas quatro armas de caça.

No domingo, 24, em Carlos Barbosa, uma ação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou diversos animais utilizados para rinhas de galo. Também foram apreendidos itens como biqueiras e esporas. Já no sábado, 23, em Pinto Bandeira, quatro animais foram localizados em situação de maus tratos. Os quatro cachorros morreram.

Veja algumas fotos: