O Governo do Estado do Rio Grande do Sul já sabe qual empresa será a responsável pela construção do Novo Presídio de Bento Gonçalves. A obra será executada pela Verdi Sistemas Construtivos, da cidade de Ivoti. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, a empresa detém tecnologia certificada pelo Tribunal de Contas da União.

Por orientação da Procuradoria Geral do Estado, o processo pôde ser efetuado por meio de inexigibilidade de licitação. Há mais de 15 anos, a empresa é responsável pela construção de penitenciárias em todo o país. Ao todo, são mais de 90 unidades concluídas em diversos estados. Entre as obras de responsabilidade da Verdi, está a Penitenciária de Canoas.

A construção do Novo Presídio será feita por meio de parceria público-privada, com permuta entre áreas do Estado e o terreno do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG), localizado na área central do município. Os imóveis permutados serão a Delegacia do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a casa do Superintendente no município. Os imóveis estão avaliados em cerca de R$ 40 milhões.

Após a conclusão da permuta, será feita a assinatura do contrato e, após, o início das obras, que estão previstas para durar oito meses. Para a prefeitura, a empresa garantiu a entrega em 260 dias após o início das obras, já que trabalha com sistema modular conforme especificações definidas pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). A área a ser ocupada pelo Novo Presídio de Bento fica no bairro Barracão, na rua Avelino Signor.