Pelo 14º ano consecutivo, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) concederá a distinção de Enólogo do Ano a um profissional que se destacou e contribuiu para o setor ao longo de sua trajetória. Por meio de votação online, no site da entidade, os associados terão até o dia 16 de outubro para escolher o colega que merece o reconhecimento. O nome do homenageado será conhecido no dia 22 de outubro, durante evento em alusão aos 40 anos da ABE e ao Dia do Enólogo, a ser realizado na sede social da Sociedade União São Francisco América (Susfa), em Bento Gonçalves.

Cada associado poderá manifestar sua opinião para eleger o Enólogo do Ano com base nos seguintes critérios: formação em Enologia e Viticultura; trabalho em prol do profissional de Enologia; cinco anos de experiência como enólogo; estar exercendo a atividade; possuir atuação setorial; trabalho com inovação tecnológica e ser associado da ABE há, no mínimo, três anos.

A distinção foi criada com o objetivo de enaltecer o profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais. Como parte da homenagem, a entidade premia o enólogo que obtiver a maior votação com uma viagem a fim de visitar uma feira do setor, de modo a ampliar e atualizar seus conhecimentos.

Histórico de homenagens
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Perin
Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi