A votação que vai eleger o Enólogo do Ano inicia nesta terça-feira, 3 de outubro, e pode ser realizada pelo site www.enologia.org.br. A indicação fica aberta até o dia 13 de outubro e o resultado será conhecido no dia 20 deste mês. Desde 2004, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza o concurso, como forma de valorização e reconhecimento dos profissionais do segmento. A votação é direcionada aos associados da entidade.

A entrega do prêmio ocorre durante evento no Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), durante jantar festivo.

De acordo com a ABE, a escolha do Enólogo do Ano tem o objetivo de enaltecer a trajetória e atuação do profissional que durante sua vida soube conduzir o trabalho, não apenas qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais. “Nossa missão maior é promover e divulgar o trabalho do enólogo, oferecendo condições para sua qualificação. Nossas ações se baseiam neste propósito, mas também abrimos espaço para reconhecer quem de direito merece ser distinguido com o título de Enólogo do Ano. Convocamos todos os associados a participar desta votação”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari. O Enólogo do Ano 2023 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.

A escolha acontece em três etapas. Na primeira, cada associado pode indicar um nome, seguindo critérios como ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter no mínimo cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, desempenhar suas funções com inovação tecnológica, ser associado da ABE no mínimo há 3 anos e estar em dia com a Tesouraria.

Na segunda etapa, os três mais votados na primeira, são pontuados pela vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Por fim, na terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados, avalia cada um dos nomes atribuindo a cada um uma nova pontuação. A decisão se completa, levando em conta aspectos como carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.

Foto: Jeferson Soldi