Termina nesta terça-feira, 3 de novembro, a votação dos projetos da Consulta Popular 2020. O Corede Serra elegeu três projetos (Apoio Agricultura Familiar, Apoio à Indústria, Apoio ao Turismo) para seleção de dois projetos. Até o momento em toda região foram contabilizados 5393 votos. 

O tradicional pleito, que acontece desde 1998 no Estado, desta vez será totalmente virtual, pelo site ou por SMS. Do valor destinado pelo governo estadual para ser executado em 2021, R$ 314.285,71 cabem à região para benefício de dois projetos. 

Na cédula de votação, haverá três projetos, sendo dois deles elegíveis e com recursos repartidos meio a meio (ou seja, cada projeto receberá R$ 157.142,86 em 2021, e o valor equivalente em 2022).

Projetos do Corede Serra:

1 – Apoio à agricultura familiar.

Visa à construção, aquisição de equipamentos e de insumos para aumentar a produtividade do setor rural.

2 – Apoio ao setor industrial para o desenvolvimento de produtos com uso de grafeno.

Estímulo ao desenvolvimento de novos produtos pela indústria regional contendo grafeno, e/ou agregação de valor em produtos já produzidos na região para potenciais aplicações, como: tintas e revestimentos, materiais inteligentes, materiais avançados, compósitos, polímeros, metais e cerâmicas.

3 – Implantação do Observatório de Turismo da Serra Gaúcha e de infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem-receber.

Geração de informações estratégicas para a cadeia produtiva do turismo (fluxos, perfil e comportamento do visitante; oferta turística: perfil e capacidade instalada/necessária) e qualidade de serviços turísticos visando potencializar os negócios e qualificar as políticas públicas voltadas ao setor, além de aquisição de infraestrutura e equipamentos para a recepção turística nos municípios.

Como funciona a votação

Para votar, basta ter título de eleitor. Dos 96 projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região. 

  • Online: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (nos dias de votação as cédulas estarão disponíveis
  • Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4