Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, não demorou muito para que os estoques de máscaras se esgotassem nas farmácias de Bento Gonçalves. Esse material é considerado essencial para os profissionais da área da saúde, assim como os jalecos, um equipamento de proteção individual (EPI).

Pensando nisso, uma grande rede de solidariedade se formou para fabricar esses dois materiais, que, assim que prontos, estão sendo doados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

A Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana De Bacco, está atuando na linha frente da campanha, como responsável por providenciar esses equipamentos. Durante a semana, ela foi em busca de uma empresa para ajudar a fazer os moldes para os jalecos e de outra para o corte industrial. “Duas malharias de Bento se juntaram em um único lugar para trabalhar. Também contamos com o auxílio de uma empresa do bairro São Roque, que prefere não se identificar. Além delas, temos o apoio de inúmeras costureiras que tem máquina e trabalham diretamente de casa”, relata.

Já para a confecção das máscaras, Giovana conta que percebeu a necessidade de criar uma rede de costura. A ideia deu certo e foi muito além do que imaginava inicialmente. “Hoje, essa rede tem 64 pessoas, mas cada uma criou outra rede. Tenho um grupo com 50 pessoas e outros com 10, 5, 3, integrantes”, conta.

Depois que os cortes são feitos nas empresas, a logística conta com o auxílio de várias secretarias para a distribuição dos materiais nas casas das voluntarias, para que entrem em ação com a costura. Assim que prontos, os materiais são recolhidos e entregues na Secretaria de Saúde, que doa na UPA e nas UBS’s. Até o fechamento dessa matéria, de acordo com Giovana, já foram entregues 3.312 máscaras e 1.104 jalecos.

Giovana afirma que era preciso tomar uma atitude e demonstra gratidão por tanta ajuda vinda dos bento-gonçalvenses. “Tínhamos certeza absoluta de que não teria material suficiente para os profissionais. Estamos dando nosso melhor, porque todo mundo depende da equipe de saúde e se ela adoecer, adoecemos juntos”, destaca.

Nas casas têm crianças, avós de 97 anos, homens, mulheres, adolescentes, enfim, todo mundo está costurando para ajudar – Giovana De Bacco

Sou voluntária

A comerciante Paola Giovanna Donatti, 42 anos, embora afirme ter pouca experiência em costura, é uma das pessoas que se voluntariou para ajudar. Trabalhando de casa, ela conta que é gratificante poder ajudar. “O momento é de não medir esforços. É algo que está ao alcance de todos, cada um pode ajudar de uma maneira. Bento está se superando em todos os sentidos”, elogia.

Quem deve usar máscaras?

Andando pelas ruas é comum ver pessoas circulando com máscaras, mas quem realmente deve usar? O Presidente da Associação Médica de Bento Gonçalves, Fernando Cenci Tormen explica que “as pessoas que estiverem com sintomas devem usar, mas quem não tem e está usando simplesmente para caminhar na rua, não têm benefício nenhum, além de gerar falsa sensação de segurança”, esclarece