Diretora da EEEF Anselmo Luigi Picolli, Tânia Regina Ducatti Sasso, destaca a valorização do espaço físico e do trabalho dos professores no acolhimento dos estudantes para o retorno às aulas

O início do ano letivo começou oficialmente nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, em cerca de 2,3 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul, com o tradicional acolhimento para os mais de 780 mil alunos matriculados. Neste ano, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizará um repasse de R$ 30 milhões do programa Agiliza Educação, que destina recursos para que as próprias escolas executem obras e reparos de baixa complexidade. Com isso, estarão preparadas para a recepção dos estudantes, proporcionando momentos de acolhimento organizados pelas equipes diretivas.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Picolli, a volta às aulas ocorreu de forma dinâmica e com várias atividades. O educandário conta com aproximadamente 260 alunos, funcionando em tempo integral do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na modalidade regular do 6º ao 9º ano. Na quarta-feira, 22, também aconteceu o início oficial dos professores e funcionários, momento em que realizaram a organização da gestão deste ano.

De acordo com a diretora Tânia Regina Ducatti Sasso, o quadro escolar está praticamente completo e há várias ações já programadas na agenda. “A escola trabalha com planejamento estratégico. Além da gestão normal das atividades que vem da Secretaria de Educação, enriquecemos o currículo com momentos diferenciados no tempo integral. São as aulas que valorizam a parte artística, o reforço escolar, o esporte e as áreas científica e financeira. Todas são complementares ao turno da manhã, com ampliação da jornada para trazer mais conhecimento”, explica.

Sobre a presença de alunos no primeiro dia de aula, Tânia ressalta que ocorreram poucas faltas. “Tivemos praticamente 100% das crianças e adolescentes presentes nesse acolhimento, pois já está tudo bem organizado, as famílias avisadas e há apoio em redes como WhatsApp, Instagram e Facebook, onde publicamos os acontecimentos da escola. O retorno foi fantástico, porque eles vieram em massa e suas famílias também”, ressalta.

Durante o dia receptivo, os professores prepararam atividades de acolhimento, onde cada turma do primeiro ao quinto ano teve uma atividade mais específica programada para acontecer. “O primeiro ano teve a dinâmica do espelho, onde as crianças tinham que reconhecer a si próprios e aos colegas. O segundo fez uma ação com balões, na qual tinham que manter a concentração e o fortalecimento de vínculos. O terceiro realizou o exercício do tapete mágico, onde tiveram que andar pela sala nos tapetinhos para poder desenvolver a direção, o domínio do corpo e espaço. O quarto ano teve desenho e amigo secreto de recadinhos, onde tinham que se mandar bilhetinhos para dar as boas-vindas. E o quinto, teve uma recepção com mensagens e um fio de novelo que foi passando e as crianças anunciaram as características um do outro”, enumera. Do sexto ao nono, ocorreu algo em conjunto.

Além disso, conforme a diretora, alguns projetos já estão sendo elaborados para datas comemorativas. “Normalmente são voltados para aprendizagem sobre o meio ambiente, a educação financeira, esporte, saúde, lazer e artes. Além dos professores realizarem trabalhos interdisciplinares ou em formato de gincanas”, menciona.

No espaço de ensino, também há a disciplina de projeto de vida, que já está agregado as matrizes da escola. “Trabalhamos o componente global de alunos dos anos finais. Então, as outras matérias tradicionais como português, matemática, ciências, história e geografia, são mais focadas nesta parte ao agregar todas às expectativas dos adolescentes. Pode-se focar dentro da matemática, por exemplo, uma ambição que o aluno tenha para uma futura profissão ou atividade diferenciada”, destaca.

Segundo a gestora, a Anselmo Luigi Picolli é uma escola diferenciada e construída para funcionar em tempo integral, destacando a valorização do espaço físico. “Claro, tem outros educandários pela cidade ou por todo o estado, mas que possuem características diferentes. A nossa tem muita área interna e externa, recurso e salas opcionais. O objetivo é poder oferecer essa construção bonita, bem decorada e não ter somente aquelas salas tradicionais onde acontecem aulas mais cansativas. Aqui utilizamos bastante o pátio, depois vamos para o laboratório, para sala dos computadores, ao auditório, a sala de jogos, onde tem os tatames para fazer uma atividade de ginástica, entre outros locais”, detalha.

Ao ver a construção de um ambiente saudável e acolhedor, Tânia se emociona. “Me arrepia o pelo do braço, porque o que a gente está acostumado a ver aqui, muitos lugares não tem condições de vivenciar. Então, valorizamos muito o espaço e a comunidade também tem essa visão, não tem depredação, não tem vandalismo. Ao ver o aspecto da escola bonito e agradável, faz com que o ano comece bem, os alunos ficarem felizes e a gestão siga fazendo um excelente trabalho”, conclui.

Os alunos estão empolgados

“Achei bem legal a volta às aulas, gostei da turma e das professoras. Só estou preocupada em conseguir aprender tudo e espero me acostumar com as tarefas novas. Adorei estar com os mesmos colegas do ano passado e conhecer outros alunos também. As brincadeiras foram divertidas e a merenda é muito boa”

MARIA CLARA MARQUES BARROS – 2º Ano

“Gostei muito de voltar para a escola, de ser a mesma turma e das professoras. Tenho algumas dificuldades, mas vou me esforçar para aprender bastante. Amei o lanche e a comida que nos deram”

GABRIEL TRINDADE VALLE – 2º Ano

Fotos: Cláudia Debona