Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, tirar apenas a parte embolorada do alimento e ingerir o restante não é uma boa opção. Nutricionista explica que quando o mofo está aparente, os fungos já se espalharam, mesmo nas partes em que não são visíveis

Quem nunca cortou a parte mofada do pão e comeu o restante, pensando que não há problemas para a saúde? Esse é um erro comum, mas que faz mal para o organismo

A nutricionista Franciele Valduga explica que o ‘mofo’ ou ‘bolor’ é o resultado de uma grande concentração de fungos, que são organismos que estão presentes em qualquer matéria orgânica. “A principal maneira de identificar é observando o alimento, como suas características: cheiro, cor e se há bolor já visível, que geralmente serão na cor cinza, verde, preta ou até rosada”, esclarece.

De acordo com a profissional, quando o bolor já está visível no alimento, isto quer dizer que ele já está completamente contaminado. “Por isso, retirar só parte de uma maçã ou fatia de pão por exemplo, não é a solução, e sim o correto e seguro para sua saúde é descartar todo o alimento”, menciona.
Conforme Franciele, os fungos produzem toxinas que são prejudiciais à saúde, por isso é preciso tomar cuidado, mesmo na parte do alimento em que o mofo está ‘invisível’. “Pode levar aquele que ingerir a uma intoxicação alimentar, que pode se desenvolver até na sua forma grave, além de gerar prejuízos ao intestino”, exemplifica.

No caso das frutas, quando aparece mofo em apenas uma delas, o melhor é jogar fora toda a caixa. “Um exemplo clássico é o morango, quando um está visivelmente mofado, as chances de todos os outros estarem já com o desenvolvimento de fungos é muito grande. Por isso o seguro é descartar toda a caixa ou, no caso de outros alimentos, o pacote todo do pão ou as frutas mais próximas que estão armazenadas numa fruteira”, recomenda.

Para evitar o desperdício de comida, tendo que jogar fora por estar embolorada, alguns cuidados devem ser tomados no momento das compras. “Olhe bem as características do alimento antes, como cor, possíveis manchas, cheiro diferente e como está armazenada no local da compra. Também vale destacar que a umidade é o que favorece o aparecimento de fungos, então armazene em ambientes mais secos e limpos”, aconselha a nutricionista.

Para evitar que um alimento mofe, alguns hábitos são importantes:

  • Compre apenas a quantidade necessária para evitar desperdícios;
  • Se encontrar algum alimento mofado, limpe bem o local para evitar proliferação para outros;
  • Use papel filme para impedir que os alimentos fiquem expostos;
  • Na hora de comprar, observe a data de validade;
  • Controle o nível de umidade da sua casa;
  • Verifique o aspecto do alimento antes de comprar.