Cuidado, pois sua saúde pode ser mero índice estatístico de um sistema de saúde doente …

O conceito saúde envolve questões biológicas, sociais, emocionais, ambientais e relação do indivíduo com o todo, algo impossível de ser obtido, simplesmente, com consumo de medicamentos. Se você pensa que sua doença está dependente de medicamentos, sugiro que invista em saúde, pois saiba que tratar doença não gera mais saúde, mas pode ser gerado mais doença a ser tratada pelas mais diversas especialidades médicas.

Cada ser é único, como tal tem as suas particularidades de interação com a doença, que deve ser encarada como forma de compensar o seu estado de saúde (cada indivíduo reage diferentemente em todas as doenças). Se esta reação é diferente, pode isto requerer mais medicamentos, a ponto de, talvez, você estar usando medicamento para tratar efeito colateral de outro medicamento? Pode tal fato justificar sua sensação de estar dependente de medicamentos? Mas, ora, poder-se-ia perguntar: as doenças não são diagnosticadas exatamente pelo que elas têm em comum? E estas pessoas com a mesma doença não recebem basicamente o mesmo tipo de tratamento? A resposta será sim, apenas se o foco for doença e medicamento, pois se o foco for saúde a resposta é não, pois recuperar a saúde vai muito além de simplesmente tratar doenças.

Sob o foco saúde, precisamos saber a importância da flora intestinal, cujo equilíbrio dita a qualidade de saúde de cada um de nós, ou seja, sabe o que existe em comum entre alergias, obesidade, doenças autoimune, depressão, ansiedade, reumatismos, dores crônicas, asma, câncer, enfim? Desequilíbrio intestinal. O Projeto Microbioma Humano, dirigido pelos Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos, junto com muitos outros estudos em laboratórios no mundo inteiro, revelaram que dependemos radicalmente de nossos micróbios para sermos saudáveis e felizes. Então, podemos pensar que o consumo excessivo de medicamentos, que sabemos ser capaz de alterar a microbiota intestinal, pode gerar mais doenças, mais consultas, mais exames e maior consumo de medicamentos, apesar de vermos o estado de saúde piorar?

Por tudo isto, se você pensa que sua doença está depende de medicamentos, sugiro que invista em saúde, para tal busque mais informações a respeito das medicinas Funcional, Integrativa e Antroposófica, pois gerar saúde é muito mais do que simplesmente tratar doenças.