A capital do Rio Grande do Sul é uma das mais interessantes do Brasil, repleta de belas atrações como parques, museus, um grande mercado público e outros lugares. Conheça os principais pontos turísticos.

1. Centro Histórico de Porto Alegre

Séculos de história preservada. No bairro estão marcos da cidade, como o edifício Memorial do Legislativo, erguido 1769 e 1772, e a Igreja Nossa Senhora das Dores, de 1813. Além de belas praças, casarões e dos próximos três lugares desta lista de pontos turísticos de Porto Alegre. Um ótimo lugar para começar seu roteiro em Porto Alegre.

  • Preço: Grátis. Existem tours e a linha de ônibus turismo que passam pela região. Mas é melhor ir a pé e conhecer tudo no seu tempo.
  • Horários: é um local público, então pode ir quando quiser. Mas é preferível ir pela manhã, assim terá tempo de entrar nos principais lugares. Evite ir à noite, quando o bairro fica abandonado e perigoso.

2. Mercado Público de Porto Alegre

Patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, foi inaugurado e está em funcionamento desde 1869. Tem dezenas de lojas e bancas no seu interior, como açougues, peixarias, frutarias e lojas de chocolate e artigos típicos do Rio Grande do Sul. Vá com fome. Nas laterais, estão bons restaurantes, como o também histórico Gambrinus.

  • Preço: a entrada é gratuita. Nas bancas, os preços são justos, mais em conta que em outros pontos da cidade.
  • Horários: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30 e aos sábados somente até 18h30.

3. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

O imponente prédio na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, abriga a maior coleção de arte do estado. Expõe obras de artistas locais, nacionais e recebe exposições internacionais. No acervo, quadros de artistas como Britto Velho, Carlos Scliar, Karin Lambrecht e Iberê Camargo, entre outros.

  • Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 19h.

4. Casa de Cultura Mário Quintana

O luxuoso Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre, teve hóspedes célebres como os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart e moradores como o poeta gaúcho Mário Quintana. Transformado em espaço cultural, ganhou o nome do poeta e diferentes instalações, como bibliotecas, uma discoteca pública, teatros, cinemas e um criativo jardim no terraço.

  • Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.
  • Horários: de terça a sexta, das 9h às 21 e sábados e domingos das 12h às 21h.

5. Centro Cultural Usina do Gasômetro

Desativada após anos de protestos da população, em 1991 essa antiga usina movida a carvão mineral foi transformada em centro cultural. Em seu interior estão exposições, laboratório fotográfico, biblioteca, cinema, teatro e outros espaços para atividades educativas e culturais promovidas pela Prefeitura de Porto Alegre.

  • Preço: entrada gratuita, quando em funcionamento. Mais informações no site oficial.
  • Horários: atualmente o espaço está fechado para reforma.

6. Calçadão do Lago Guaíba (renovado)

Porto Alegre não tem praia, mas tem a orla do Rio Guaíba (ou lago, há controvérsias) para refrescar os moradores nos dias de verão. O local passou por uma grande obra e virou praticamente um parque, mais espaçoso, com jardins, ciclovia, pista de caminhada e corrida e melhor iluminação. No fim de tarde, junta muita gente para apreciar o pôr-do-sol numa bela roda de chimarrão.

  • Preço: passeio gratuito.
  • Horários: vá de preferência pouco antes do pôr-do-sol.

7. Brique da Redenção

Um dos programas mais tradicionais e turísticos de Porto Alegre só é possível aos domingos. O Brique da Redenção é uma feira de antiguidades e que reúne também diversas outras bancas, que vendem de alimentos a roupas e artesanatos. É inspirada na Feira de Tristán Narvaja, de Montevidéu. Desde 2005, é considerada Patrimônio Cultural da Rio Grande do Sul.

  • Preço: passeio gratuito. Já os itens vendidos estão em diversas faixas de preços.
  • Horários: todos os domingos, das 9h às 17h. A dica dos locais é ir pela manhã.

8. Varig Experience

Pra quem não sabe, VARIG é uma sigla para Viação Aérea Rio Grandense. Gaúcha de nascimento, ela foi a maior companhia aérea brasileira. Com a falência decretada em 2009, restaram muitos aviões. Uma dessas aeronaves, modelo DC-3, foi restaurada e colocada em exposição no Boulevard Laçador e logo virou notícia. Inclusive a cobiçada cabine de comando pode ser visitada.

  • Preço: grátis.
  • Horários: visitação externa, todos os dias, das 8h às 23h. Visitação externa apenas em datas divulgadas no site oficial.

9. Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio

Os dois principais clubes de futebol de Porto Alegre estão entre os mais importantes e consagrados do Brasil. E cada um tem seu estádio, ambos monumentais e abertos para visitação, mesmo em dias sem jogo. Dá pra conhecer cabines de imprensa, vestiários, bancos de reservas e gramado, entre outras instalações que são sucesso entre aficcionados por futebol.

  • Preço: a tabela de preços é complexa em ambos os casos, com diferentes valores e tipos de tour. Veja detalhes no site do Internacional e no perfil Arena Tour em site de ingressos.
  • Horários: são bem diversificados e sujeitos às agendas de jogos. Confira também nos sites oficiais.

10. Viaduto Otávio Rocha

Os arcos na Avenida Borges de Medeiros, que sustentam a rua Duque de Caxias, se tornaram cartão-postal de Porto Alegre após a inauguração do viaduto, em 1932. Por mais que o local ande um tanto mal cuidado e seja perigoso passar por ali a noite, ainda atrai muitos turistas durante o dia. É, de fato, um lugar bonito. Vale a pena passar a fotografar, afinal fica pertinho do centro histórico e é um dos símbolos de Porto Alegre e da moderna engenharia brasileira.

  • Preço: mais um belo lugar gratuito para conhecer em Porto Alegre. Combine com seu roteiro pelo Centro Histórico.
  • Horários: Evite ir à noite.

Fonte: https://www.buenasdicas.com/

Fotos: Reprodução