A retomada das visitas presenciais na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves inicia no sábado, 24 de outubro, uma semana após o retorno dos serviços nas demais penitenciárias estaduais gaúchas, que iniciou nesta sexta-feira, 16, dentro de um plano gradativo desenhado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seapen) e pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O retorno poderá ocorrer em cidades que estejam nas bandeiras laranja ou amarela, há pelo menos duas semanas consecutivas. Além disso, cada casa prisional deverá seguir rigorosamente os protocolos sanitários impostos pelas autoridades de saúde.

Segundo o diretor-geral da casa em Bento Gonçalves, Volnei Zago, a retomada será baseada nas recomendações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com a liberação de uma visita mensal por detento. Num primeiro momento, a visita íntima não está liberada. “Somente poderá haver esse tipo de visita, caso a região esteja há seis semanas consecutivas na bandeira amarela”, explica. Segundo Zago, as primeiras visitas ocorrem no sábado, 24, em uma galeria e no domingo, 25, em outro pavimento.

De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, a retomada ocorre no momento em que os indicadores apresentam redução no número de infectados, internações e óbitos. Além disso, o monitoramento de casos dentro dos presídios também apresentou números positivos que dão aval para o retorno das visitas.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli destacou que a transição para um futuro estado de normalidade não dispensará a manutenção da prontidão e vigilância permanentes na observância estrita de todos os protocolos sanitários desenvolvidos pelo governo do Estado do RS. “Permanece fundamental para o sucesso dessa transição a compreensão e a colaboração dos familiares para que continuemos avançando, com segurança”, disse.

Conforme o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, o regresso das visitas somente será possível nesse momento, em razão dos resultados positivos alcançados pelo plano de contingência e do esforço coordenado de todos os operadores do sistema.

A única região que ainda não poderá retomar com as visitas presenciais é a de Santa Maria, que compreende as penitenciárias de Agudo, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santiago, Caçapava do Sul, São Francisco de Assis, São Sepé e Santa Maria, inclusive o Instituto Penal –, ficará de fora em razão de ter ficado em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado na semana passada.

A íntegra do plano para retomada das visitas pode ser conferida aqui.