Desde o início da pandemia, pelo menos 779 atendimentos a mulheres foram realizados pela Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, em Bento Gonçalves. Desse total, 164 foram novos casos inclusos no levantamento divulgado nesta semana, referentes ao período de março a setembro. De acordo com os órgãos de proteção, mais de 4,2 mil buscas ativas foram efetuadas neste período.

Com o objetivo de cessar ou minimizar a violência contra às mulheres, em razão da pandemia de covid-19, que acabaram limitando e restringindo o atendimento presencial, algumas atividades e ações foram canceladas e suspensas. Segundo os órgãos, mensalmente, cerca de 100 atendimentos entre já em andamento e novos foram realizados em Bento Gonçalves. O número de não comparecimentos e faltantes chegou a 286 e 294, respectivamente.  Já nas reincidências, observou-se 40 casos. 

Conforme a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Revivi, Regina Zanetti, o órgão trabalha na conscientização das vítimas e da sociedade como um todo, pois “o fenômeno da violência doméstica é complexo e as dificuldades são apresentadas diariamente. Mesmo assim, acreditamos na luta pela defesa e aplicação dos direitos das mulheres”, finaliza. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 180.

Foto: Arquivo Prefeitura