O vinho gaúcho quer conquistar o mercado chinês através da Shangai Free Trade Zone – FTZ (Zona Franca de Shangai). Em reunião realizada nesta quarta-feira, 15 de outubro, na Sala do Investidor, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) definiram a criação de um grupo para elaborar uma pré-proposta que será levada à China em novembro, durante a Food and Hotel China Exhibition (FHC).

No encontro, o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, colocou a agência à disposição na busca de alternativas para inserção no mercado chinês. “É preciso fazer uma análise do espaço (na Zona Franca), se é possível incluir outro segmento, mas com critérios”, afirma Borges, destacando que além de vitrine, o objetivo é efetivar vendas.

“Buscamos transformar essa oportunidade em uma situação concreta de investimento”, reforça o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani. Inicialmente será analisado como outros países estão trabalhando o mercado chinês para definir a forma de inserção do setor vitivinícola, que pretende exportar não apenas vinhos finos, mas também suco de uva integral e espumantes.

O grupo de trabalho também estudará antes da missão as regras de importação, a existência de barreiras comerciais e sanitárias e o projeto argentino que já opera no local. “Temos que montar uma estratégia, o que se quer e como abordar o mercado chinês”, assinala o presidente do Badesul, Marcelo Lopes.

A coordenadora da Articulação Internacional da SDPI, Mariela Klee, informa que foi criada uma estatal para gerir a ZLC, e que oferece serviços aduaneiros e coloca à disposição das empresas pavilhões fracionáveis, além de armazenagem e logística, entre outras facilidades, como a colocação dos produtos em supermercados e shopping centers. Um dos cases de sucesso na zona livre de Shangai é a região de Mendoza, que levou para a China 25 vinícolas e que será estudada para definir as estratégias de entrada dos vinhos brasileiros.