A convite da ABS-RS começarei na próxima semana o Curso de Formação Profissional em Sommelier. Imaginem minha ansiedade. Há algum tempo tenho me apaixonado por este mundo. Afinal, uma garrafa de vinho carrega tantas histórias e trajetórias de trabalho, conquista e superação.

A experiência dura em torno de 7 meses. Um final de semana por mês, onde mergulhamos em conteúdos, definições, técnicas, noções de eno-gastronomia. Se estuda desde o solo, plantio, variedades de uvas, elaboração até as técnicas de serviços do vinho.

O sommelier é o profissional responsável por cuidar da carta de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas. Uma profissão que também agrega ao turismo e aos amantes não só do vinho mas também saquê, cachaça e de cerveja.

“A palavra Sommelier vem do francês. Em resumo, o carroceiro dos castelos e palácios, que, por transportar as pipas de vinho, acabou sendo incumbido de provar seu conteúdo antes que fosse servido aos Reis e nobres”.

Ao longo do curso vou dividindo aqui um pouco do conhecimento e das vivências dessa oportunidade. Quer quiser saber mais pode acessar o site www.absrs.com.br e ficar por dentro do enigmático mundo do vinho.