Com o intuito de garantir a segurança e zelar pelos bens públicos, desde a última semana os cemitérios públicos de São Roque e o Central, tiveram a segurança reforçada com vigilantes atuando no turno da noite. O trabalho dos profissionais tem como intuito evitar invasões, zelando pelo patrimônio público.

O secretário de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, comentou sobre a atuação dos vigilantes nos cemitérios.“Desde a última quarta-feira nós deslocamos dois vigias do município para trabalharem no cemitério de São Roque e também no Central. O nosso intuito é realmente de reforçar a segurança desses locais, evitando possíveis invasões, e consequentemente preservar o patrimônio do município”.

Além dos vigilantes atuando nos locais, o setor de cemitérios, coordenado pela equipe da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), deu um salto no quesito inovação. Todos os processos e informações foram digitalizados, e em tempo real, com acesso disponível em qualquer local, já que são lançados no sistema IPM da Prefeitura.

Nuncio destacou ainda sobre a rapidez do novo modelo com todos os processos digitalizados.“Com os processos sendo lançados no sistema IPM, temos um controle atualizado das vagas disponíveis nos cemitérios, das retiradas dos restos mortais, que em seus translados são encaminhados para cremação ou então indo para o ossário. É importante destacar que quando houver a necessidade de disponibilização de gavetas nós temos a informação em tempo real”.

Ações nos cemitérios

Outra ação que será realizada nos próximos meses é a instalação de câmeras de videomonitoramento nos cemitérios públicos.O Diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, comentou sobre o processo de instalações das câmeras nos cemitérios.“O Município tem feito um forte investimento para instalar câmeras em suas próprias estruturas.Estamos licitando os itens finais para começar as instalações nos próximos meses, de forma gradativa”.

Nas últimas semanas as equipes estiveram realizando ações de limpeza de pisos, paredes, túmulos, além da manutenção dos espaços físicos.A SEGIMU está localizada na Avenida 10 de Novembro, nº 190, pavilhão 04. O atendimento do setor de divisão de cemitérios ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h.