Encerrou a meia-noite deste domingo, 20 de setembro, a Operação Viagem Segura do fim de semana do feriado Farroupilha. Foram registrados menos acidentes e menos feridos do que em 2014, mas o número de vítimas fatais foi maior.

Desde a última sexta-feira, 18, ocorreram 453 acidentes nas rodovias e vias municipais gaúchas, 22% a menos do que no ano passado. Os acidentes deixaram 27% menos feridos que no ano anterior, mas o número de mortes passou de 15 para 17.

Nos três dias de operação, foram fiscalizados 19,7 mil veículos e registradas 2,6 mil infrações. A fiscalização também recolheu 424 veículos e 104 CNHs irregulares. Embora tenha aumentado o número de testes do etilômetro, os flagrantes de embriaguez foram quase 40% menos que na operação do ano passado (passaram de 179 para 108).

A redução das autuações por embriaguez – mesmo com o aumento no número de testes – é uma tendência que tem-se verificado nas últimas edições da Operação Viagem Segura, indicando uma mudança de comportamento do condutor gaúcho.

Fonte: Governo do Estado