O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá sua versão digital a partir de 2020. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 3 de julho. A partir do ano que, o novo formato começará a ser aplicado em um projeto piloto para 50 mil estudantes de 15 capitais brasileiras. A expectativa do governo é de que a implementação seja progressiva e finalizada em 2026. O MEC salientou ainda que para a edição deste ano, onde mais de cinco milhões de participantes confirmaram a inscrição, as normativas seguem inalteradas.

Conforme o MEC, os estudantes interessados em realizar a prova pelo computador poderão escolher o modelo no momento da inscrição. A expectativa é que a versão digital abra outras possibilidades como a de realização do exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento. No ano que vem, haverá três possibilidades de realização do Enem: a forma regular (impressa), a digital (pelo computador) e a reaplicação (quando por motivos logísticos ou de infraestrutura, o candidato que optar pela prova digital necessite realizar a prova novamente). Neste caso, o teste será reaplicado na versão impressa.

A expectativa do governo é que o novo formato de aplicação do exame possa inserir questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Com a praticidade, poderá ser possível a aplicação do exame em mais municípios do que o formato atual.“Até 2026, a prova vai ser muito parecida com o que é hoje, mas toda ela vai ser feita no computador, como foram as transformações lá fora. Até 2026, todo mundo vai fazer a prova pelo computador, e vai poder fazer isso em várias datas ao longo do ano”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Para o ano que vem o MEC definiu ainda que o valor para a realização da prova digital e impressa será igual, sem distinção. No entanto, as datas de aplicação do Enem serão diferentes: nos dias 11 e 18 de outubro para o formato digital e dias 1º e 8 de novembro em papel.

O exame será aplicado na versão digital no ano que vem em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).