A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fakes News, protocolou a convocação do vereador Moacir Camerini (PDT), para oitiva na quinta-feira, 12. O referido parlamentar, é investigado por suposta utilização da estrutura funcional da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, para disseminar conteúdos falsos em diversas redes sociais.

Conforme o documento protocolado pela Comissão, a oitiva está marcada para às 19h30min, no plenário da Câmara, onde o vereador investigado poderá constituir advogado para acompanhar o ato e o processo.

Entenda o caso:

  • A CPI das Fake News foi instaurada pela Resolução n° 267/2019, para investigar a suposta utilização da estrutura funcional da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, pelo vereador Moacir Camerini (PDT), para disseminar conteúdos falsos em redes sociais.
  • O Requerimento nº 24/2019 que pediu a abertura da CPI, teve a subscrição de 14 vereadores.
  • Em conformidade com o artigo nº 67 do Regimento Interno, a CPI das Fake News é composta pelos vereadores Jocelito Tonietto (PDT), Idasir dos Santos (MDB),Anderson Zanella (PSD), Gilmar Pessutto (PSDB), Volnei Christofoli (PP), Elvio de Lima (MDB), Marcos Barbosa (PRB) Gustavo Sperotto (DEM), Valdemir Marini (PTB), Sidinei da Silva (PPS).
  • Após reunião entre os membros conforme Ata datada de 27 de maio de 2019, anexo ao processo, a presidência, vice-presidência e relatoria da CPI ficaram assim designadas: vereador Jocelito Tonietto (PDT) como presidente, o vereador Idasir dos Santos (MDB) como vice-presidente e o vereador Volnei Christofoli (PP) como relator.

Sobre as Oitivas

Todas as Sessões da CPI foram transmitidas pela TV Câmara Bento por meio de suas redes sociais. Até o momento foram ouvidos três ex-assessores do vereador investigado, e a senhora Rogéria Policárpio:

  • A primeira oitiva ocorreu dia 10 de junho, quando a comissão ouviu o ex-coordenador de gabinete do vereador, Dênis Alex de Oliveira.
  • No dia 17 de junho, a comissão ouviu o ex-assessor Jorge Bronzatto Júnior.
  • No dia 24 de junho, foi ouvido o ex-assessor Jorge Mattos.
  • No dia 1º de julho, foi ouvida a senhora Rogéria Policárpio.

Atua na defesa do vereador Moacir Camerini, o advogado Vinícius Boniatti.
A CPI das Fake News, teve prorrogação aprovada em plenário por mais 60 dias para conclusão dos trabalhos.