No total dos seis casos suspeitos no país, um é aqui do estado, em Porto Alegre, e os demais espalhados entre Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rondônia

Neste sábado, 4 de junho, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou em seu Twitter mais 2 casos suspeitos da varíola do macaco, em Rondônia, que estão sob investigação. Com esses, são no total seis casos suspeitos no país, contando com um aqui no estado, em Porto Alegre, e os demais espalhados entre Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Queiroga afirmou que todos os casos estão sendo monitorados e em isolamento, e que de todos, apenas um pode ser de fato a doença, por ter viagens estrangeiras envolvidas. Entretanto, todos os pacientes tiveram seus primeiros exames com resultados negativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou nesse domingo, 5, dados do número de casos confirmados fora da África, onde a doença é considerada endêmica. Até momento, são 780 casos de varíola dos macacos em todo o mundo, e o órgão avalia que o risco global é moderado, sendo a primeira vez que tantos casos são reportados em diferentes lugares à fora do continente africano.

Sobre a doença

A varíola dos macacos foi registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo, na década de 1970. Ela se trata de uma infecção viral rara, semelhante à varíola humana, e seus principais sintomas incluem febre, dor de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham pelo corpo.

De acordo com o Instituto Butantan, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele ou até por materiais contaminados. A melhor forma de se prevenir contra a doença é a a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel.

Foto: Cynthia S. Goldsmith