O número de infectados pela variante Delta do coronavírus chegou a 247, após confirmações de exames detalhados sobre a tipagem do vírus. Desse total, quatro pessoas morreram após complicações provocadas pela doença. Apesar de não existirem estudos que comprovem agravamento do quadro clínico pela nova cepa, as mudanças provocadas por mutações tornaram esta variante mais transmissível que as demais. No Brasil, pelo menos 10 estados e o Distrito Federal já registraram casos da cepa identificada originalmente na Índia.

Conforme o Ministério da Saúde, até a quinta-feira, 29, Rio de Janeiro (99 casos), Distrito Federal (51), Paraná (29), São Paulo (25), Rio Grande do Sul (14), Maranhão (7), Santa Catarina (7), Goiás (4), Ceará (4), Minas Gerais (4) e Pernambuco (3), já haviam confirmado a presença da variante. Apesar da situação, cientistas ressaltam que a variante se espalhou em países onde boa parte da população já está vacinada, o que poderia explicar o baixo número de internações e mortes.

O primeiro óbito registrado em decorrência da cepa indiana é de uma gestante de 42 anos, moradora da cidade de Apucarana, no Paraná. O Ministério da Saúde disse, em nota, que os “respectivos contatos (dos infectados) são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da Covid-19”.