Dorvalino Sonaglio

Vale dos Vinhedos, um belo vale, para ser visitado todo ano, independente da estação pois, é um verdadeiro teatro ao ar livre, que nas quatro estações do ano as nossas videiras trocam suas vestimentas, simplesmente mudando o cenário. É claro, na época da vindima é um dos momentos indicados para sua visitação. Onde nos é proporcionado a colheita e o pisa das uvas, que os nossos primeiros imigrantes o faziam para produzirem o vinho ou os vinhos. Independente do clima sempre se apresenta de uma forma muito pujante com seus atrativos proporcionando ao nosso visitante um momento de muita descontração e o conhecimento sobre o que mais produzimos que é a nossa uva, que é o nosso principal produto e o vinho, que está entre os melhores produzidos em todo o mundo. Além do mais, sobre a nossa cultura, a nossa arte, a nossa história e as nossas tradições e principalmente as nossas raízes.

Desta forma levam consigo um aprendizado sobre o grande legado que os nossos queridos imigrantes nos deixaram. Mas no meu ponto de vista, está ficando muito preocupante esta região denominada de Vale dos Vinhedos. Por que estamos permitindo empreendimentos imobiliários como: condomínios fechados (vários). Residências fora do padrão colonial, que são chamadas pelos moradores do vale de: projetos dos arquitetos. E a IPURB, sem a menor preocupação com a Denominação de Origem os aprova. Portanto, é urgente mudarmos a Legislação municipal nesta área para não mais permitirmos. Percebe-se que aos poucos vai mudando as suas características. Permitindo que cada um construa como bem entender. É claro, pavimentação, hotéis e outras estruturas que acolham os nossos visitantes são bem vindas e necessárias.

Para mantermos a Denominação de Origem, precisamos trabalhar neste sentido cada vez mais e mantermos o que já tem e as próximas construções obedeçam dentro do possível as características da nossa história, a preservação das nossas raízes e principalmente a nossa cultura e a nossa arte. É isso que o turista quer ver e conhecer. Por que nas suas cidades de origem estão cheia de casas quadradas, que são apenas moradias que não precisam obedecer determinado padrão pois, pouco ou nada eles tem de importante para mostrar. Assim e desta forma, não dizem nada e não falam nada com relação ao local. Mas, nós temos a obrigação em mantermos a nossa cultura e as nossas tradições perante aos turistas que a todo o momento nos visitam, por um motivo muito importante, que é nos conhecer, para saber o que realizamos, o que produzimos, como somos, como foram os nossos antepassados, suas construções, suas vestimentas e suas musicas.

O que nos falta, com relação aos nossos agricultores e aos nossos empresários que trabalham e produzem o nosso principal produto que é a uva e vinho, é a nossa colaboração e principalmente o nosso respeito com o produto que atravessou nossas fronteiras e nos fez conhecidos em todo o nosso Planeta e que a cada ano atrai cada vez mais, milhares de turistas de todo mundo.